domingo, 10 de novembro de 2013

VENEZA


    Enfim, chegamos na Itália e começamos por uma das cidades mais turísticas do mundo. Veneza tem seu charme, sem dúvida. Afinal, onde mais você verá congestionamento de barcos ao invés de carros?
   Nos hospedamos em Marghera, que fica do lado oposto de Mestre. Ambas são ligadas tanto por trem como por ônibus à Veneza e os hotéis são muito mais em conta. A passagem de trem custa um pouco mais de 1 euro o trecho e em poucos minutos você chega neste lugar que está no imaginário de muitas pessoas.
    São Pedro estava inspirado no único dia que ficaríamos em Veneza. Sabíamos que seria pouco tempo, mas queríamos conhecer muitos lugares na Itália, então decidimos passar apenas um dia mesmo. Choveu muito neste dia e  frio estava quase insuportável. Logo, teremos que voltar à Veneza.
 
  

      Diante das condições que nos foram impostas, decidimos contratar o passeio do Vaporetto Dell'Arte. Por 28 euros por pessoa você tem direito a andar neste Vaporetto, que possui audioguia (menos em português) e dá direito a descer e subir em qualquer de suas paradas. Ele percorre todo o grande canal. A única desvantagem é que ele demora 40 minutos para passar e você não tem direito a andar nos outros meios de transporte da cidade. Mas a vantagem é que nunca está lotado, ao contrário de todos os outros transportes, e conta um pouco da história de alguns prédios.

   












   As gôndolas são uma atração à parte e conferem um visual inesquecível à Veneza. Não andamos, pois o tempo não permitiu, assim como não entramos nos prédios mais importantes pela mesma razão.

  

   
     O que recomendo é subir no Campanário (8 euros). Você terá uma visão incrível da cidade. Ficamos apenas uns 10 minutos, pois foi o frio mais intenso que já sentimos na vida. É, graças a São Pedro teremos que voltar à Veneza, sem dúvida.
 


 
   



    
       Pelo menos no fim do dia ele nos proporcionou um maravilhoso pôr do sol.



     Aqui faço um parênteses para comentar o incrível mundo dos trens regionais da Itália. Nossa primeira viagem de trem na vida foi em um trem regional italiano. Para começar, não há informação sobre o número nem o horário do trem e os funcionários que vendem passagens nos guichês não são dos mais simpáticos e pacientes para explicar como funciona. Para eles é óbvio, SÓ QUE NÃO! Bom, a princípio você pode pegar qualquer trem em qualquer horário para o destino desejado. Foi esta a conclusão que chegamos depois de muitos trens que pegamos. Só que cuidado com os indianos. Nada contra indianos, mas na Itália você deve ter cuidado com eles. Ao entrarmos no trem regional em Veneza com destino a La Spezia fomos abordadas por indianos, mal vestidos e sujos. Foram pegando nossas malas. Percebi que tinha algo estranho, mas não deu tempo de reagir. Eles colocaram nossas malas num bagageiro no alto e depois pediram dinheiro. A funcionária do trem dizia pra Mari "non va bene, non va bene", mas já era tarde. Nossas malas estavam lá em cima e nós 6 euros mais pobres. Então não deixe ninguém pegar suas malas dentro dos trens regionais.













       

2 comentários:

  1. Nossa, Tati, acabei "viajando" novamente com esse teu post... Está maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Sá. O bom de escrever é que não esquecemos mais de cada lugar que conhecemos. Beijos

    ResponderExcluir