domingo, 10 de novembro de 2013

SPRITZ EM SPLIT?

     Split é a segunda maior cidade da Croácia e  mais importante da região da Dalmácia. Está situada numa península na margem do mar Adriático.
 
 
 
     Confesso que eu entrava em todos os bares e pedia um Spritz e todo mundo ficava me olhando sem saber o que eu estava pedindo. E eu pensando, "como que não tem Spritz em Split?". Santa ignorância. Segundo a wikipédia, o Spritz é um aperitivo alcoólico que tem origem nos tempos da dominação austro-húngaro na região italiana de Friuli Venezia Giulia e na zona de Trieste. O drink não é desta região e os atendentes dos bares ficavam me olhando com cara de paisagem. Fiquei sem meu drink (mas em Dubrovinik tinha). 
     Em Split também não há muitos lugares a serem visitados.
  

     Fomos ao Palácio de Diocleciano,  imperador romano que mandou construir o Palácio e viveu nele os últimos anos de sua vida. Diocleciano foi considerado um dos maiores perseguidores do cristianismo. Dizem que os cristãos adoravam só a Deus e Diocleciano queria que os cristãos adorassem a ele também. Coisas de imperador. A denominada "perseguição de Diocleciano" (303-311) foi a mais sangrenta de todas, mas não conteve o crescimento da Igreja.
 
     


       


      Vale também a pena subir na Torre do Sino de St. Dominus, pois você terá uma vista de toda a cidade.
 
      


     Partimos rumo a Dubrovnik. E, se você estiver de carro ou ônibus, por favor, não durma na estrada. A paisagem é uma das mais deslumbrantes que já tinha visto na vida.
 




     E ainda você ingressará em solo da Bósnia e percorrerá todos seus cerca de 10 km de litoral. Sim, a Bósnia tem litoral. Eu confesso que não sabia. Viajando e aprendendo.








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário