domingo, 10 de novembro de 2013

HRVATSKA (CROÁCIA)

      
     Desta vez o roteiro escolhido para as férias foi Croácia e Itália e, tendo em vista que foram 20 dias viajando, vou separar por cidades visitadas. E prometo que só este primeiro post vai ser um pouco mais histórico, digamos assim.
    Você pode estar pensando "por que a Croácia?" E eu respondo "porque é um dos países mais ricos em belezas naturais do mundo, porque a culinária é ótima, porque por lá ainda não está em vigor o euro, mas sim a kuna, embora a Croácia tenha ingressado recentemente na União Europeia". Poderia citar muitas outras razões, mas acho que estas já são suficientes para você incluir este país como seu próximo destino. Mas parece que em destinos não tão turísticos os croatas ainda não estão muito prontos para receber os turistas, mas não desista de ir. Este pequeno país, que até 1995 estava em guerra, lutando por sua independência plena merece ser visitado. Eu e duas amigas contratamos uma excursão pela New Age, que subcontratou a agência local Kompas, cuja guia não era muito preparada, então sugiro que você, ao contratar um pacote, se esta for sua escolha, procure outra agência.  
       Em relação à história da Croácia, tanto os turcos como os venezianos queriam invadir seu território, em razão de contar com mais de 1000 ilhas. Quem não ia querer ?!?!?! A região da Dalmácia, onde estão as ilhas, foi "vendida" aos venezianos por mais de 400 anos, quando Napoleão Bonaparte, em 1797, devolveu a Dalmácia para os Croatas, formando-se as províncias ilíricas. Após Napoleão, o império húngaro-austríaco passou a dominar o território, pois ambos países - Hungria e Áustria - não tinham acesso ao mar, o que era extremamente importante naquela época. Com a 1ª guerra mundial o império húngaro-austríaco foi derrotado e foi formado o império da Iugoslávia, que significa eslavos do sul, e era formado por sérvios, croatas e eslovenos. Este império foi destruído na 2ª guerra mundial. Em 1945, Tito formou a república socialista da Iugoslávia, formada por Croácia, Eslovênia, Montenegro, Bósnia, Sérvia e Macedônia. Permaneceram unidos por uns 10 anos. A primeira república a se separar foi a Eslovênia em 1990, cuja guerra durou 10 dias. Na Croácia a guerra durou 05 anos. Em 1991 foi declarada a independência da Croácia, mas os sérvios permaneceram em seu território. Somente em agosto de 1995 os croatas derrotaram os sérvios, no que foi chamada de "operação tormenta". Assim, em cada dia 05 de agosto é comemorado o dia de ação de graças pela vitória dos croatas contra os sérvios. Será que o tenista Djokovic é bem quisto na Croácia? Brincadeira à parte, a guia nos disse que tanto Sérvia quanto Croácia fazem eventos, o que inclui partidas de tênis, para aproximar os países e não gerar ódio entre os povos.
       Como disse a moeda vigente é a kuna. 1 euro equivale a 7,56 kunas (setembro de 2013), bem vantajosa para nós, já que 1 euro equivale a 3,20 reais. Em média, a renda dos croatas é de 450 euros por mês. Eles também estão enfrentando crise econômica, como quase todos os países do mundo.        Nosso roteiro incluía Zagreb, Lagos Plitvice, Split e Dubrovnik.     


      Assoviando em aeroporto: "Quando ela dorme em minha casa" - Zeca Baleiro

Um comentário: