domingo, 10 de novembro de 2013

A CIDADE DE DAVID

  
réplica da estátua de David
    Florença (Firenze em italiano), na minha opinião, merece o título de "Cidade de David".  Isto porque a obra mais incrível que já vi na minha vida está na Galleria dell'Accademia, que já vale a visita a esta cidade.
     Ao chegarmos em Florença, nos dirigimos a um ponto de informação turística. A atendente nos disse que o Florença Pass custava cerva de 70 euros e dava direito a 60 museus. Levei um susto. Pois é, Florença tem mais de 60 museus e também pode ser considerada a "cidade das artes". Só que nós não queríamos ir a tantos assim, então decidimos não adquirir o pass. Ficamos 5 noites em Florença e aproveitamos para fazer alguns "bate-volta" para cidades vizinhas e bem turísticas, como Lucca, San Gimignano e Siena.
      Se você ficar perto do centro histórico poderá conhecer as principais atrações a pé mesmo. Caminhar é, sem dúvida, a melhor maneira de conhecer os lugares.
      


   
       No primeiro dia resolvemos comprar o bilhete "Il Grande Museo del Duomo" (10 euros), que dava acesso ao battistero, cupola, campanile, museo e Santa Reparata da mais impressionante obra a céu aberto de Florença - o Duomo, que fica bem no centro da cidade. Começamos a visita pelo interior do Duomo e depois decidimos subir no Campanile. PRE-PA-RA! São 414 degraus, sendo que no final a escada fica em espiral, num espaço bem pequeno. Depois de mais de dez dias caminhando sem parar não é nada fácil subir tantos degraus, mas a vista lá de cima compensa. Então, força na peruca, nas pernas e suba! Depois deste esforço só conseguimos visitar o battistero. Sentamos para descansar por alguns minutos (as pernas tremiam) e para comer algo.
Duomo



 
Cupula do Duomo













   Em seguida, fomos conhecer a Galleria dell'Accademia (11 euros). A Galleria é especializada em arte anterior ao século XIX. Confesso que não gosto muito deste tipo de arte. Muita informação para os olhos, na minha humilde opinião. Mas o David...esse foi amor à primeira vista. Ele fica na parte final da Galleria e quando você passa por uma porta, lá está ele em um lugar de destaque.  É a obra mais famosa de Michelangelo e é simplesmente divina!!! Ele pegou uma pedra de mármore e transformou numa estátua de 5,17 m de mármore com todos os detalhes possíveis do corpo humano (esculpiu até as veias do corpo). Ficamos por um bom tempo admirando esta obra prima, já que não pode ser fotografada. Você poderá fotografar a réplica, bem menor, que fica na Piazza della Signoria.
      Florença tem ainda muitas atrações, dentre as quais as mais conhecidas são a Ponte Vecchio, a Galleria degli Uffizi, a Piazzale Michelangelo.
Galleria degli Uffizi

piazza della signoria


Ponte Vecchio


Piazzale Michelangelo


Vista da Piazzale Michelangelo


       Foi nesta cidade que comemos a melhor massa de toda a viagem. Foi indicação de uma amiga e super indico para todos vocês. Chama-se Trattoria Zá -Zá, localizado na Piazza del Mercato Centrale, 26r (www.trattoriazaza.it). É simplesmente maravilhoso. Imperdível mesmo! Fomos dois dias lá.
      Conheça Florença e você irá se encantar.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário