domingo, 10 de novembro de 2013

CINQUE TERRE - A CEREJA DO BOLO

   
      Uns nove anos atrás eu vi uma revista que, na capa, tinha um amontoado de casinhas coloridas na beira de um penhasco e fiquei apaixonada. Desde então estava na minha lista de lugares a serem visitados. Naquela época não se falava muito nele aqui no Brasil. Hoje muitas pessoas com certeza já ouviram falar de Cinque Terre. Em 1997 foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Quando um lugar possui este título pode ter certeza de que a visita será recompensadora. E em 1999 foi instituído o  Parque Nacional de Cinque Terre.
 
      Cinque Terre é um conjunto de terra que compreende as comunas de Riomaggiore, Vernazza, Monterosso e os distritos de Corniglia e Manarola. É a principal atração turística da região da Riviera Ligure. O mais difícil foi encontrar lugar para ficar, pois os preços de hospedagem para ficar em uma das "terres" é bem salgado. Depois de muito pesquisar, resolvemos economizar e nos hospedar em La Spezia, que fica bem perto e possui fácil acesso ao Parque. A cidade não é muito turística, o que nos agradou bastante. Mas se você estiver com um orçamento que permita, recomendo que se hospede em qualquer uma das "Terres", pois poderá curtir o lugar depois que a maioria dos turistas for embora. E, acredite, são muito turistas e a maioria é europeu, pois existem algumas trilhas a serem feitas no Parque e, falou em trilha, o europeu já está com seus bastões para caminhada nas mãos. É incrível como eles gostam de caminhar em trilhas. Já tinha observado isto quando estava me aventurando em uma das trilhas da Patagônia Chilena.
     Bom, pegamos um trem de Veneza com destino a Florença e outro de Florença a La Spezia. Chegamos um pouco depois do meio dia e ainda deu tempo de fazer o passeio de barco até Monterosso, a última "terre". Recomendo o passeio de barco, que sai do Golfo dei Poeti e é feito pelo Consorzio Marittimo Turistico, pois você terá a melhor visão do Parque. Ida e volta custou 18 euros (ticket para tarde), mas se você pegar o barco pela manhã custará 25 euros com a vantagem de ficar o dia todo. No passeio da tarde o barco ia até Porto Venere (considerada a sexta terre) e tínhamos que trocar e ir para um barco menor.  Quando o barco fez a curva e comecei a avistar Riomaggiore (a primeira terre no sentido La Spezia - Monterosso), abri aquele sorriso.
     Nem acreditava que finalmente estava ali.   Depois veio  Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare, onde pudemos descer e ficar por cerca de uma hora.
     No dia seguinte fizemos o percurso de trem. Adquirimos o passe de um dia  para o Parque (12 euros), que dá direito a descer e subir em qualquer uma das "terres" e à van, muito útil em Corniglia, pois para chegar até ela ou você sobe mais de 300 degraus ou vai de van mesmo. O trem leva cerca de 5 minutos entre cada uma das terres e, no nosso caso, estava sempre lotado. Resolvemos descer em cada uma delas na ida e na última delas voltar direto até La Spezia. Decisão acertada, diga-se de passagem.
     O lugar é único no mundo, com certeza, e cada uma das terres tem o seu charme próprio. Manarola foi a que mais gostei...linda, linda, linda!; Corniglia é a única que não tem acesso direto ao mar; Monterosso é a melhor para quem quer curtir uma praia; Riomaggiore parece ser a mais "apertada" entre os penhascos e Vernazza tem um visual incrível. As principais trilhas, como a via dell'amore, estavam fechadas em decorrência dos desabamentos ocorridos no ano de 2011. Só tinham duas trilhas abertas - Corniglia - Vernazza; e Vernazza - Monterosso (as mais longas e cansativas), mas não fizemos nenhuma delas, pois queríamos curtir as "terres" mesmo e não estávamos com o "espírito trilheiro" europeu.
Corniglia

Corniglia
Corniglia

Manarola

Manarola


Vernazza




    
melhor sorvete de todos



   

         O melhor sorvete da viagem, na minha opinião, foi o de Vernazza. Ai que saudades do sorvete!!!!! Nada é melhor do que o sorvete italiano, por isso coma todos os que você puder.

    







  


Riomaggiore


Monterosso al Mare

Monterosso al Mare
     Cinque Terre é outro daqueles lugares que você diz: eu vou voltar para cá com certeza! As imagens falam por si só.
       Chegou a hora de dizer "arrivederci Cinque Terre. Ci vediamo presto". Florença nos aguarda.
     







  

Nenhum comentário:

Postar um comentário