terça-feira, 10 de maio de 2011

VENEZUELA - UM PAÍS A SER DESCOBERTO!

Minha irmã, Fabiana, me convidou para viajar em junho de 2008. Ela queria mergulhar no mar Caribe e eu topei na hora. Queríamos utilizar as milhas da TAM e ela sugeriu Los Roques e eu: “onde?” Pois é, até então nunca tinha ouvido falar deste destino na Venezuela. Na hora fui pesquisar mais sobre este país, que não conhecia praticamente nada, confesso, a não ser que possuía a gasolina mais barata do mundo (R$ 0,07 o litro - acredite!) e que era governada por Hugo Chavez. Pesquisando descobri que lá existia a maior queda d’água do mundo, com 979 metros de altura. Emitimos os bilhetes para Caracas e lá fomos buscar informações de como chegar ao Parque Nacional de Canaima, localizado no Estado Bolívar e declarado patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1994, onde fica o Salto Angel http://pt.wikipedia.org/wiki/Salto_%C3%81ngel).
Pernoitamos em Caracas e depois fomos até Ciudad Bolívar (591 km), sudeste do país, onde pegaríamos o avião até o Parque.

 Quando chegamos na pista do aeroporto fiquei perguntando para um homem onde estava o avião e ele: “está ali” e eu: “onde?” e ele: “ali” e apontava. Dá para imaginar minha cara quando vi a super aeronave que nos levaria ao Parque.
 Acho que era um monomotor, sei lá, pois não tinha nada de equipamentos. Acho que só uma bússola, que a Fabiana não tirava o olho, como se fosse adiantar alguma coisa! Nós estávamos sobrevoando a floresta no meio do nada e o avião era tão pequeno que pensei “se não morrer agora não morro tão cedo”!  A Fabiana foi com o piloto, que se achava o Tom Cruise em Top Gun- Ases Indomáveis, com óculos Ray Ban e tudo, e eu atrás com toda a comida que abasteceria os moradores do Parque. Não cabia mais nada nem ninguém. Durante o voo, que durou uma hora e meia, aconteciam umas “quedas” leves e depois minha irmã disse que era porque o piloto largava o manche para comer bolachas. Realmente não era a minha hora de deixar esse mundo! Sobrevivemos! E o pouso foi numa pista de terra minúscula.
Estava um pouco frio e quando achamos uma pousada para dormir (excursiones kavac - http://www.facebook.com/pages/EXCURSIONES-KAVAC-CA/194752095621) pensei em tomar um banho quente para repor as energias. Quando entrei no banheiro me deu um acesso de riso...jura que no meio da selva ia ter água quente! O chuveiro era um cano. Pelo menos a água era limpa!
Lá tem pousada de alto padrão, mas era muito cara. Então, se você tem como pagar pode ficar super bem acomodado.






Fomos conhecer as redondezas e nos deparamos com a Laguna de Canaima. Linda!!!!!! Depois fizemos um passeio de barco até umas cachoeiras.













No outro dia, acordamos cedo e fomos rumo ao Santo Angel. Um dos turistas, que era chinês, estava tão ansioso que ficava falando “jungle” toda hora...deve ter se sentido o Indiana Jones. A aventura só começava! Andamos 4 horas numa espécie de canoa sem apoio para as costas...e eu só pensava no meu dorflex na mochila!






Paramos no caminho para almoçar e esta era a vista do "restaurante"....


Ao chegarmos no acampamento, largamos as coisas e fomos caminhar até a queda d’água. Você pode perguntar se valeu a pena tanto esforço e eu digo, com toda certeza, “e se valeu!” a natureza quase intocada compensa qualquer sacrifício e olha o visual do Salto...



A queda é tão alta que não cabe na mesma foto















De volta ao acampamento, tomamos banho com a água captada do rio, jantamos cedo, porque a luz, fornecida por gerador, seria cortada às 19h, e fomos nos deitar na hamaca. Sim, dormimos em redes! E eu, claustrofóbica, perguntei se poderia dormir sem o “mosqueteiro”. O guia disse que sim, mas que podia aparecer algum bicho. Joguei o mosqueteiro em cima de mim na mesma hora e dormi, depois de tomar meu dorflex, claro. Na época estavam construindo alojamentos com beliches. Então, hoje, provavelmente, você não vai precisar dormir em rede para conhecer o Salto Angel. 

No outro dia iniciamos o retorno. No meio do caminho paramos numa reserva indígena da Tribo Pemón. Simplesmente incrível!  







As crianças ficaram loucas com a máquina fotográfica. Elas eram tão lindas e viviam tão isoladas. Dava vontade de trazer todas elas junto.




 

O Salto Angel é o único destino da Venezuela, se não me engano, incluído no livro “1000 lugares para conhecer antes de morrer”.
Essa foi a primeira e inesquecível parte da nossa viagem à Venezuela. Depois fomos rumo a Los Roques em busca de sombra, ou melhor, sol e água fresca...

Sabe aquelas fotos das propagandas de cartão de crédito, que a pessoa está de férias numa praia deserta, com aquele mar perfeito? Devem ter sido tiradas em Los Roques!
Para chegar a Los Roques, você tem que pegar um avião em Caracas. Quando fomos, duas companhias aéreas faziam o trajeto: Transaven e Aerotuy (http://www.tuy.com). Nós optamos pela primeira, porque era mais barata. Confesso que procurei na internet o contato desta campanhia e não encontrei. Nós tivemos muita dificuldade de encontrar informações sobre turismo na Venezuela pela internet, na época. Compramos a passagem lá no aeroporto de Caracas mesmo. Hoje você pode conseguir passagem pela Aerotuy por cerca de 278 Bolívar Forte Venezuelano, sem taxas, o que equivale a cerca de R$ 104,00. Claro que na alta temporada este preço vai às alturas. Então opte por ir na baixa temporada mesmo, se puder. Em junho o tempo estava ótimo e não tinha tanta gente. E ainda existem agências que fazem pacotes, como a freeway (http://www.freeway.tur.br/editor/web/verpagina.asp?cod=1&codm=0&lang=)
O voo durou uns 35 minutos e essa foi a minha primeira visão aérea do mar do Caribe:

Nada mal hein!


Los Roques é um arquipélago composto por 50 ilhas, sendo só uma habitada – Gran Roque. Foi declarado Parque Nacional em 1972 e, por esta razão, possui algumas restrições, como construção de grandes hotéis. Então em Gran Roque você não vai encontrar aqueles resort, comuns em outras praias do Caribe. Lá existem várias pousadas, de simples a sofisticadas. Nós paramos na La Cigala (http://www.lacigala.com), que era divina! Tinha uma área interna aberta super legal e nos quartos não tinha TV. Ideal para desligar de tudo mesmo. Esse é o objetivo em Los Roques. Se você for, vai entender. Lá não tem muitas lojas nem restaurantes porque a maioria das pousadas oferece pensão completa. Você pode optar entre meia pensão (café e almoço) e pensão completa, que inclui a janta. Na época pagamos um pouco mais de 100 dólares por pessoa a diária para pensão completa. Também não tinha vida noturna. Então se você for baladeiro talvez não se adapte a este destino.



Madrisqui




O dia em Los Roques se resume a ir à praia. Você pode achar pouco, mas depois de ver o mar vai achar que já está de bom tamanho passar o dia só curtindo o sol e a água, que tem todas as tonalidades de azul.








Vou tentar resumir um dia lá: você acorda, toma o café da manhã, sua pousada prepara seu almoço e coloca numa espécie de lancheira gigante com as bebidas. Daí você vai até um barco e escolhe a praia que vai querer passar o dia.




Nas praias mais próximas, como Madrisqui, Crasqui e Francisqui, o valor do barco estava incluído na diária da pousada. Daí o cara do barco monta seu guarda sol, arruma sua cadeira, deixa sua lancheira, combina um horário para voltar para buscá-lo e vai embora. Você fica ali, só curtindo o mar o dia todo.



Cayo de Agua








O por de sol também não deixa nada a desejar


Deve ser por isso que Los Roques é um dos destinos mais procurados para lua de mel. Mas se você não tiver uma companhia amorosa, não deixe de ir. Eu fui com minha irmã e nem por isso deixei de aproveitar. Ela disse que eu parecia uma retardada olhando para o mar. Também, nunca tinha visto o mar do Caribe e, hoje, depois de conhecer alguns outros lugares no Caribe, posso dizer que faria a mesma cara, porque, com certeza, Los Roques tem o mar mais espetacular de todos os que conheci. Então, se você está na dúvida de qual lugar conhecer no Caribe...eu digo com todas as letras: ESCOLHA LOS ROQUES, pois não irá se arrepender!  

Assoviando em aeroporto: Sonífera Ilha - titãs


2 comentários:

  1. Estivemos em Los Roques também!

    Uma das melhores viagens da minha vida!

    ResponderExcluir
  2. Los Roques é um lugar maravilhoso mesmo!!

    ResponderExcluir