terça-feira, 17 de maio de 2011

MÉXICO SEM PIMENTA????


Em dezembro de 2009 eu e a minha amiga Cinara resolvemos ir para Cancún e minha única preocupação foi com a alimentação, já que não posso comer pimenta. Seria possível ir para o México e não ingerir pimenta??? 
 Compramos um pacote da CVC. Confesso que não gosto de viajar de pacote, mas para alguns lugares esta é a melhor opção porque reduz os custos da viagem, principalmente com o hotel (ficamos no Oasis Viva Beach). Além disso, você não precisa ficar vinculado com a empresa de turismo, pois os passeios são opcionais. Eu achei estranho que a maioria dos passeios não incluía o mar, mas sim parques temáticos e sítios arqueológicos. Então nós optamos por fazer apenas um dos passeios com a CVC e ficamos com os outros dias livres. Acho que foi a melhor decisão, afinal estávamos lá para ver o mar do Caribe.
Contratamos somente o passeio ao parque aquático Xel-Há, que incluía uma visita a Tulum, antiga cidade maia que fica a 131 km de Cancún.

Tulum






Xel-Há
  
No Xel-Há descobri que para os mexicanos sem pimenta significa “pouca pimenta”. No almoço perguntei para a mulher se a comida tinha pimenta e ela disse “pode provar, não tem pimenta”. Quando experimentei meus lábios ficaram amortecidos na mesma hora. Imagina se tivesse pimenta?!?! Então se você for intolerante à pimenta como eu, tenha cuidado no México. Lá eles comem pimenta do café da manhã ao jantar. Caso você for comer fora do seu hotel, vai ter que ficar falando “sin pimienta” toda hora.


Habitante de Xel-Há

 Ainda existem outros passeios, como Chichén Itzá (a 188 Km de Cancún e é um dos sítios das culturas maia e tolteca mais visitados do mundo), Xcaret (em Playa del Carmen), dentre outros.

Isla Mujeres







No outro dia aproveitamos para ir até Isla Mujeres, que fica a apenas 8km de Cancún. O barco leva uns 30 minutos para chegar e a ilha é maravilhosa. Está incluída no livro “50 ilhas dos sonhos” da editora Europa.



Isla Mujeres








Em Isla Mujeres tem o Dolphin Discovery (http://www.dolphindiscovery.com/) e aproveitei para nadar com golfinhos. Uma experiência maravilhosa! Recomendo muito!








Também fomos conhecer Playa Del Carmen, na Riviera Maya, que a Cinara tinha lido a respeito e disse que valia a pena conhecer. De fato, a praia é muito bonita e tem alguns clubes com piscina na beira mar...nos sentimos na Ilha de Caras!


A vida noturna em Cancún é bem agitada e fomos conhecer a discoteca Coco Bongo (http://www.cocobongo.com.mx/). É bem legal e tem vários shows super animados. Ficamos numa área vip, até chegarem os “donos” do lugar. Alegria de pobre dura pouco!

No penúltimo dia tive que tomar uma difícil decisão: qual passeio fazer? Eu queria muito voltar a Isla Mujeres, mas também queria conhecer Isla Contoy, que havia lido a respeito antes de viajar, o que foi ótimo. Como sou louca por animais e por conhecer áreas preservadas optei por Isla Contoy. A Cinara decidiu ir para Isla Mujeres. Nos separamos e fui em direção à Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Pesca para obter informações.




Isla Contoy, declarada Parque Nacional em fevereiro de 1998, fica a cerca de 30 km ao norte de Isla Mujeres.




É considerada o lugar mais importante de nidificação de aves marinhas de todo o Caribe Mexicano.






São permitidos apenas 200 visitantes por dia e viagem de barco dura cerca de 2 horas. O barco sai de um porto ao lado da Secretaria do Meio Ambiente. Eu paguei cerca de 80 dólares, mas valeu cada centavo!!!





Posso dizer que Isla Contoy foi um dos lugares mais lindos que já conheci!

E para completar o dia sensacional que tive, fui abençoada com um lindo por do sol na volta a Cancún!

   

Assoviando no aeroporto: Beautiful Day – U2

5 comentários:

  1. Mazaaah!! O mar do caribe é um espetáculo!! pena que ele não vem até o nosso litoral... (ainda bem que tu postou uma foto nossa com biquini pequena e dentro d'água, né? rsrs..) bjss Cica

    ResponderExcluir
  2. Imagina se eu ia fazer exposição da nossa figura..hehehe.bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Tati, tô louco pra conhecer Cancun! Ainda mais depois de visitar teu blog!! Muito bom!! Parabéns!!
    Beto

    ResponderExcluir
  4. Que bom que tu gostou Beto. Incentivar as pessoas a viajar mais foi o principal motivo para eu criar o blog. Tu vai gostar de Cancún com certeza. Não deixa de conhecer Isla Mujeres e/ou Isla Contoy. São imperdíveis! beijo

    ResponderExcluir
  5. que fotos maravilhosas. amu demais o mexico.
    joao vicror

    ResponderExcluir