segunda-feira, 9 de maio de 2011

FERNANDO DE NORONHA...O PARAÍSO!

Este não foi meu primeiro destino, mas com certeza foi meu preferido! E, por isso, começo por ele.
Quando Américo Vespúcio descobriu Fernando de Noronha, em 1503, ele declarou: “o paraíso é aqui”.
Existe algo naquela ilha que transcende qualquer outro lugar! É simplesmente mágico!
Em fevereiro de 2007 embarquei num voo da Varig com destino ao paraíso. Minha primeira viagem sozinha. Quando estava chegando, o comandante da aeronave disse mais ou menos assim “os passageiros que estiverem sentados no lado esquerdo da aeronave poderão observar o Morro Dois Irmãos logo abaixo”...e eu, sortuda, estava sentada no lado esquerdo. Quando vi aqueles morros pequenininhos lá embaixo meus olhos se encheram de lágrimas. Um sonho finalmente realizado!
Gol/Varig e Trip (em parceria com a TAM) vão a Noronha. Se você for usar milhas, reserve com muita antecedência, pois é um destino concorrido. De fato, a passagem aérea é o maior gasto para conhecer este paraíso, já que existem hospedagens para todos os bolsos. Lá as pousadas são classificadas por “golfinhos”...um golfinho, dois golfinhos, etc. Fiquei hospedada na Pousada Del Mares (pousadadelmares@hotmail.com), que fica bem no centro, na chamada Vila dos Remédios. Ótimo custo benefício! Na época a diária era R$ 90,00. No site oficial da Ilha tem indicações de hospedagem:  http://www.noronha.pe.gov.br/. As chamadas pousadas domiciliares, como a Del Mares, são bem mais em conta.
Também deve ser paga uma taxa de preservação, que aumenta progressivamente de acordo com a quantidade de dias de permanência na ilha (http://www.noronha.com.br/taxa.htm). Aconselho pagá-la pela internet antes de chegar, porque evitará que você fique numa fila no aeroporto. E garanto que quando você colocar os pés no solo, vai querer sair correndo pra ver o mar!
Você pode se locomover basicamente de três maneiras em Noronha – a pé, de buggy ou numa espécie de van. Lá existe a menor BR do Brasil (cerca de 7 km) e a van faz este percurso. Se não quiser gastar muito opte pela van, o que eu fiz. Agora, se você preferir a comodidade opte, sem dúvida, por alugar um buggy. Facilita muito a vida, já que a van só circula pela BR, que é asfaltada, e para chegar à maioria das praias é necessário caminhar, a partir da BR, por trilhas de estradas de chão.
Em Noronha, estão as três praias eleitas como as mais belas do Brasil. Isso mesmo! As três primeiras são de lá...Baía do Sancho, Baía dos Porcos e Praia do Leão, nesta ordem.

Baía do Sancho (a mais bela de todas) - praia cujo único acesso por terra ocorre através de uma escada de ferro, que fica entre rochas.














Alguma dúvida de que esta é a mais bela praia brasileira?????














Baía dos Porcos - 2ª mais bela praia do Brasil



Praia do Leão - a terceira


A praia do Leão é a mais extensa do arquipélago de Noronha e é onde mais ocorre desova de tartarugas.











O ideal é ficar pelo menos 6 dias para conhecer bem todas as praias. Mas se você não puder ficar tanto tempo, opte por conhecer essas três praias, no mínimo. Eu ainda colocaria na lista a Praia Sueste, onde se pode mergulhar com tartarugas! Elas ficam nadando do teu lado e parece que ficam rindo pra ti! É maravilhoso! Eu tomei muita água porque eu ria também. Sim, vocês vão perceber pelos meus relatos que sou fascinada por animais (nem todos, claro)! Às vezes sou sem noção até! Ah, como eu quis me atirar do barco e nadar com um golfinho!! Consegui fazer isso só em Isla Mujeres no México, com o Júpiter, mas daí ele era treinado pra isso né...não tem a mesma emoção!
Todos os passeios são imperdíveis e o melhor é que você pode fazer quase tudo sozinho, sem guia. As trilhas para as praias são bem sinalizadas. Há necessidade de agendamento para ir à Atalaia, uma espécie de aquário natural que se forma quando a maré baixa. Lá eu nadei com um tubarão limão, que pelo tamanho parecia ser um filhote. Eu comecei a persegui-lo e percebi que ele já estava ficando sem paciência.Viu, eu disse que era sem noção. Mas ele era tão lindo e também parecia que ria pra mim! Também, morando no paraíso, deve ser fácil sorrir! 
Existem algumas trilhas ao redor da ilha, que também necessitam de guia, como a Trilha da Caieira (4 horas de duração). Vale a pena porque é a única maneira de conhecer esta parte da Ilha. Mas recomendo só se você tiver dias sobrando. Há um passeio de barco que vai até o extremo da ilha onde fica a pedra furada, que também recomendo. Também é necessário contratar o passeio de barco para ver os golfinhos. Os guias não garantem que você irá ver algum, mas eu tive sorte e vi vários!

Atobás


Noronha é sinônimo de natureza exuberante por todos os lados. Os animais convivem pacificamente e você pode chegar muito perto deles, desde que os respeite.


Viuvinha

Noivinha
De dezembro a março é a época de ondas em Noronha...e que ondas! que o diga o rapaz da foto que perdeu sua prancha! Em fevereiro tem etapa de campeonato de surf na Cacimba do Padre, onde ficam os Dois Irmãos. Então se você curte um mar de águas calminhas, vá de agosto a novembro, que também é a época preferida dos mergulhadores.





















Todos os dias às 20h existem palestras com um tema diferente na sede do Projeto Tamar. É o Jornal Nacional deles. São todas gratuitas!
E outro “passeio” imperdível é assistir o por do sol no mirante do Boldró. O mais lindo que já vi! Também pode ser observado no Forte Nossa Senhora dos Remédios.


Visão do Forte N. S. dos Remédios









Visão do Mirante do Boldró













Alimentação não é tão cara quanto se possa imaginar. Existem vários tipos de restaurantes, desde sushi à açaí! Uma opção em conta é o restaurante Flamboyant, que fica numa praça com o mesmo nome e tem comida a quilo.  Mas um lugar imperdível e também um pouco mais caro é o restaurante da pousada Zé Maria. Experimente a lasanha de camarão aos três queijos....divina! E lá também tem o famoso festival gastronômico que, quando fui, ocorria nas quartas e sábados. É um festival de frutos do mar. Um prato melhor que o outro...é de sair rolando! Necessita fazer reserva (http://www.pousadazemaria.com.br/restaurante.htm)
No último dia na Ilha eu tinha certeza de que voltaria e assim o fiz em 2009. Lá estava eu novamente no paraíso. Nesta outra vez fui acompanhada e foi igualmente maravilhoso. Hospedei-me na Pousada Sueste (http://www.pousadasueste.com.br/). Excelente e fica muito próxima à praia do Sueste, mas longe do centrinho. Então, o ideal é alugar um buggy se quiser ficar lá. As panelinhas de chocolate do café da manhã são inesquecíveis!
Enfim, Noronha é o lugar perfeito tanto para viajar sozinha como acompanhada! É o lugar perfeito para sonhar! Espero voltar em breve!

Assoviando no aeroporto: “somewhere over the rainbow” – Israel Kamakawiwo’ole

“...somewhere over the rainbow                        "...em algum lugar além do arco-íris,
Blue birds fly                                                      Pássaros azuis voam
And the dreams that you dream of                      E os sonhos que você sonhou  
Dreams really do come true…”                           Sonhos realmente se tornam realidade..."



5 comentários:

  1. Isso é fato! Pessoas assoviam em aeroportos! Achei essa matéria http://contigo.abril.com.br/noticias/thiago-lacerda-flagrado-assoviando-em-aeroporto retratando a descontração da pessoa... Acrescentaria que o prazer, muitas vezes, de uma viagem, está na companhia!! E que viagens de ônibus também podem ser muito prazerosas, até mesmo para lugares comuns!
    O importante na vida é respeitar a escolha que cada pessoa faz de como ser feliz!!
    Pessoas felizes fazem o mundo feliz!!! E é desse tipo de pessoa que o mundo precisa! beijos Cica

    ResponderExcluir
  2. Adorei, amiga!
    Parabéns!
    Espero poder aproveitar muuuitas dicas!
    Beijo grande!
    Mariana.

    ResponderExcluir
  3. maria alice09 maio, 2011

    Tati, espero que as viagens sejam cada vez melhores e o blog um sucessoooo!!!! As fotos são lindas e dá muita vontade de viajar!!! beijoooo

    ResponderExcluir
  4. Oi Tati

    Muito legal a idéia. Parabéns!!! As fotos são maravilhosas. Além de tudo é o que mais gostamos de fazer viajar.
    bjs
    Luiza

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pessoal! Eu estava esquecendo dos detalhes das viagens, então nada melhor que registrá-los. Espero que continuem acompanhando! Estarei atualizando sempre que possível.

    ResponderExcluir