sexta-feira, 13 de maio de 2011

UMA DAS SETE MARAVILHAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Ilha Grande fica no Município de Angra dos Reis/RJ. Ficou em segundo lugar de uma votação feita em 2007, que elegeu as sete maravilhas do Rio de Janeiro, só perdendo para o Pão de Açúcar. Acho que desse não teria como ganhar mesmo! Possui mais de 100 praias, algumas cachoeiras e várias trilhas.
Fazia muito tempo que eu queria conhecer. Então este foi o destino escolhido para passar minhas férias em fevereiro de 2011. Fui com minha amiga Grasi. Ela foi um dia antes e marcamos de nos encontrar na rodoviária do RJ.
Chegando ao aeroporto do Galeão no RJ, peguei o ônibus, conhecido como frescão, e fui até a estação rodoviária Novo Rio (http://www.transportal.com.br/rodoviaria-novorio/) encontrar com a Grasi, onde pegamos o ônibus da companhia Costa Verde (http://www.costaverdetransportes.com.br/) com destino a Angra dos Reis. Só se chega de barco à Ilha Grande, que parte ou de Mangaratiba ou de Angra dos Reis. Para quem vem do Rio de Janeiro, Mangaratiba fica mais perto, mas nós optamos por ir até Angra porque tinham mais horários de ônibus e barcos. Em Angra pegamos um barco privado, porque o catamarã ia demorar para sair. Além do catamarã (oficial), que parte do Cais da Lapa/Estação Santa Luzia, localizado no centro, existem barcos particulares que fazem o trajeto. Estes não são informados nos sites oficiais da Ilha e você pode pegá-lo num outro porto que fica cerca de uns 600 metros de distância.
A viagem de barco dura cerca de uma hora. Você pode obter mais informações nos sites: http://ilhagrande.org/Ilha-Grande-Portal e http://www.ilhagrande.com.br/.
Ficamos na Pousada dos Meros (http://www.pousadadosmeros.com.br/site/index.html), na Vila do Abraão, que é onde estão quase todas as pousadas da Ilha. É simples mas com bom café da manhã e bem localizada.
Na Ilha não existem caixas eletrônicos, mas é aceito cartão de crédito na maioria dos estabelecimentos.
Sinceramente achei a infraestrutura turística precária, se comparado a outros destinos. O atendimento das agências de passeios deixa muito a desejar. Não sabem informar direito sobre as trilhas. Mas acredito que isto seja porque eles não possuem guias para as trilhas. Só vendem passeios de barco. Uma pena, porque a ilha é linda! Imagina se as agências fossem mais preparadas?!?!
A única recomendação para ir para lá é cuidar a previsão do tempo, porque com chuva não tem absolutamente nada para fazer. As trilhas ficam interditadas e os barcos não saem para os passeios.
Existem passeios de barco de volta à ilha, meia volta e para a Praia de Lopes Mendes, entre outros.
Para chegar a Lopes Mendes você vai descer na Praia do Pouso e caminhar por uma trilha por cerca de 20 minutos.

Praia do Pouso






Lopes Mendes foi eleita a praia mais bonita de Ilha Grande.







O passeio de volta à Ilha, que dura o dia todo, é o mais completo e inclui as praias de Caxadaço, Dois Rios, Parnaióca, Aventureiro, dos Meros, Lagoa Verde e Lagoa Azul.

Parnaióca











Na Paranaióca tem um rio que se encontra com o mar e proporciona um visual incrível. Com certeza esta é a praia mais bonita de Ilha Grande na minha opinião!


  
Parnaióca


   


Aventureiro
  
Dos Meros




Esta foi uma das melhores para tomar banho de mar...água bem calminha e transparente.










Lá tem trilhas de todos os níveis, inclusive a do Pico do Papagaio (982 metros), que dura cinco horas (três só de subida íngreme). Tem que ter preparo físico! Fizemos a trilha da Cachoeira da Feiticeira, que durou duas horas (quase só de subida).  Para voltar pegamos um barco táxi na praia da Feiticeira.

Cachoeira da Feiticeira
No nosso penúltimo dia na Ilha começou a chover sem parar e não podemos fazer a trilha para Dois Rios, que foi bem recomendada e onde fica o presídio Colônia Penal Cândido Mendes, que abrigou alguns presos políticos como Graciliano Ramos, que escreveu “Memórias de um cárcere”, detalhando sua experiência quando estava preso. Foi desativado em 1994. Esse passeio vai ficar para a próxima visita à Ilha Grande!  
                                                      
Assoviando no aeroporto: País Tropical – Jorge Ben Jor

“Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)...”





2 comentários:

  1. Minha amiga, eu sempre falo e repito, o RJ é o RJ e não adianta. Belezas naturais indescritíveis. Uma dica para ti: Rio das Ostras, é um belo paraíso dentro do RJ também! Beijão

    ResponderExcluir
  2. Lisi o Rio é lindo mesmo. Muito obrigada pela dica. Numa próxima visita ao RJ, Rio das Ostras estará no roteiro! bjos

    ResponderExcluir