quinta-feira, 16 de outubro de 2014

PARIS, AH PARIS.... J'AIME!!!!!

   
Musée d'Orsay
   Paris não era meu próximo destino, mas quando vi que no site da TAM tinha uma promoção de milhas não resisti. Acabei trocando 90 mil milhas (ida e volta) e Paris acabou sendo o destino das férias de setembro de 2014. Minhas colegas disseram que eu encontraria o amor em Paris. Bem que eu queria, mas o que encontrei foi uma bela de uma conjuntivite que me acompanhou durante as férias. É, nem tudo é perfeito. 

      Confesso que, com a passagem na mão cerca de quatro meses antes da viagem, fui imbuída pelo amor àquela cidade, mesmo antes de conhecê-la pessoalmente. Mergulhei de cabeça e me matriculei em aulas particulares de francês. A princípio a ideia era passar 15 dias só em Paris, já que eu ia sozinha. Mas minha amiga Sabrina resolveu me acompanhar nesta empreitada e sugeriu a inclusão de mais uma cidade no roteiro. Acabamos optando por Londres porque o acesso era mais fácil (apenas duas horas de trem de Paris). Ainda bem que resolvemos conhecer Londres, pois eu sinceramente amei a cidade. Conto depois. Voltemos a Paris.
     Neste post não pretendo dar todas as dicas sobre a cidade, até porque acho que Paris é um dos destinos mais comentados em blogs de viagens e você vai encontrar muito material a respeito. Vou apenas relatar nosso roteiro de 09 dias na cidade e alguns comentários que não achei em nenhum lugar e que podem ajudar você.
      Sobre a língua, os franceses preferem que você fale francês (óbvio!), mas todos que lidam com o turismo falam inglês. Como eu não falo quase nada em inglês, resolvi fazer umas 15 aulas de francês para chegar falando um pouco mais que "bonjour". Realmente ajudou muito, porque os franceses são mais simpáticos com quem se esforça ao falar a língua deles. A língua francesa é linda! 
      Ao contrário do que muita gente fala sobre Paris e sobre o seu povo ser grosseiro, fomos muito bem tratadas. As pessoas foram muito compreensivas e educadas conosco. Voltaremos com toda certeza, afinal, j'aime Paris!!!!!!!!!!!!!!!!!
      Contratamos um transfer do aeroporto Charles de Gaulle até o apartamento no bairro Marais, que alugamos através do site http://www.rentparis.com/pt/. O apartamento era bem bom e recomendo este site para aluguel, que é bem mais em conta que hotel. O transfer chamava-se Paris Shuttle (http://www.parishuttle.com/) e o único porém é que ao chegar ao aeroporto você tem que entrar em contato por telefone para saber onde o transfer o espera. Demoramos um pouco para encontrar, porque acabamos nos perdendo no aeroporto. Mas pelo menos dá para entender o que a mulher fala do outro lado da linha (tem opção em inglês, francês e espanhol). Normalmente o transfer aguarda na saída 2 do nível embarque do terminal 1.
    A melhor localização de Paris é perto de uma estação de metrô. Não se assuste com o metrô, pois depois que aprende a usá-lo, fica extremamente fácil. O ruim é subir e descer escadas o dia todo. Cansa, ah se cansa! Compre 10 tickets por vez, que sai mais barato.
    Os principais pontos turísticos são relativamente perto e você pode fazer tudo a pé. Como ficamos 09 dias, não tinha como andar a pé o tempo todo. 
    Compramos o Paris Pass de 04 dias e foi muito bom, porque dá para fazer alguma economia, já que inclui a maioria dos principais pontos turísticos, inclusive Versailles (http://www.parispass.com/).
    Vamos ao nosso roteiro propriamente dito.

   1º dia) Região St-Germain e Les Invalides
   - Museu Rodin: das 10h às 20:45 (na quarta-feira) (metrô: Varenne)


 

    O jardim do Museu é a melhor parte.

   - Museu D'Orsay: das 9:30 às 18h (metrô: Assemblée Nationale ou RER Musée d'Orsay)


   - Hotel dês Invalides: das 10h às 18h (metrô: Invalides) - onde estão os restos mortais de Napoleão

Túmulo de Napoleão



   - Jardins de Luxemburgo: horário depende da estação do ano (metrô: St. Suplice, Rennes ou Notre-Dame, ou RER Luxembourg)



           Um bom lugar para sentar e descansar um pouco.    

Vista aérea dos jardins
    - **CityPharma (a farmácia mais barata de Paris, mas todo mundo já está sabendo disso então sempre está lotada. Fica na 26 Rue du Four, perto dos Jardins de Luxemburgo)
     - Desviamos um pouco do roteiro e fomos dar uma olhadinha na Torre Eiffel, que estava prevista somente para sétimo dia de viagem (mas quem se aguenta?!!). Ela é um amor!!!!!

    E no caminho passamos pela Pont des Arts, popularmente conhecida como ponte dos cadeados.





 

   Ah o amor........

     2º dia) Palácio de Versailles
     Aberto das 9h às 18:30 (fecha terça-feira). Tem que pegar o RER C5 (pegamos na estação St. Michel e comprar ticket para zonas 1/4) e descer na estação Versailles Rive Gauche.  









 
   Acho que vale mais a pena ficar mais tempo nos jardins do que dentro do Palácio, que está sempre lotado. Tem uma opção de contratar um trem chamado - trem petit por 7,50 euros. Nós fizemos o passeio, mas não era bem o que pensávamos. Fomos para locais mais afastados do palácio principal, mas que não eram tão bonitos. Dá até para fazer a pé se você estiver bem disposto.


       3º dia) Região Louvre e Les Halles
   - Museu do Louvre: 9h às 21:45 (na sexta-feira) (metrô: Palais Royal-Musée du Louvre). Importante escolher antes o que quer ver, porque para ver tudo você vai precisar de 04 MESES!!!)
 

  Chegamos antes das 9h e praticamente não tinha fila. Vale a pena "madrugar".











                      Aqui do lado está o motivo para madrugarmos. Sim, ela mesmo. Chegamos antes do povo ali embaixo. Sinceramente o quadro não vale todo este aglomerado de pessoas. Tudo bem, ele é famoso, é parada obrigatória no Louvre, mas tem quadro muito mais bonito no Museu.

Psiquê revivida pelo beijo de Eros




  Minha escultura preferida!
Venus de Milo





            Aposentos de Napoleão






         Imagina dormir numa cama desse tamanho! Ninguém poderia ter mais de um metro e meio de altura.


      -   Notre Dame: 8h às 18:45 (metrô: Cité). Não faz parte da região do Louvre, mas acabamos indo nesse dia.




 

      Com certeza os vitrais são a melhor parte da Igreja.



      - Passeio de barco no Sena: 15 euros por 1h. Vale o passeio. Fomos de dia, mas acredito que de noite seja ainda mais bonito.


   Boa oportunidade para observar os detalhes das lindas pontes da cidade.


     4º dia)  Região Champs-Élysées e Grands Boulevards
     - Arco do Triunfo: 10h às 23:00 (metrô: Charles de Gaulle-Étoile)





  Ao subir as escadas do Arco é esta a vista que você terá.

     - Champs-Élysée
     - Place de La Concorde (metrô: Concorde)
     - Igreja Madeleine
     - Galeria Lafayette
  
     5º dia) 
    - Praça da Bastilha - no domingo tem feria de rua (metrô: Bastille)



  Eu adoro conhecer as feiras frequentadas pelos moradores locais.


    -  Jardins de Tuileries (em frente ao Museu do Louvre): 7h às 19:30 (metrô: Tuileries ou Concorde)

    - Fomos tirar fotos noturnas pela cidade





     6º dia) Torre Eiffel e oeste de Paris
     - Torre Eiffel: 9:30 às 23:45 (metrô: Champ de Mars-Tour Eiffel ou Bir-hakeim). Compramos ingresso na hora e a fila estava bem pequena perto das 11h. Não se preocupe se não conseguir comprar ingresso antecipado pelo site, pois na hora sempre tem. Pode ser que tenha que esperar um pouco mais na fila, mas vai ficar admirando a torre. (15 euros até o topo e não está incluído no Paris Pass).









  Vista do segundo piso.



     Vista do topo da Torre









    - Tour de Montparnasse: 9:30 às 23:30 (metrô: Montparnasse Bievenue) (14,50 euros). A melhor vista para a Torre, mas o ruim é que é tudo "cercado" com vidros com pequenas aberturas para tirar foto.




 
 Vá no horário do pôr do sol. Em setembro é em torno das 20h.



     7º dia) Região de Montmartre e norte de Paris
    - Sacre Coeur (metrô: Anvers)

    - Place du Tertre (metrô: Abbesses)

 




    - Moulin Rouge (metrô: Blanche)

    -* Café onde foi filmado o fabuloso destino de Amélie Poulain: 15 Rue Le Pic (não recomendo a não ser que você seja muito fã do filme, porque os garçons são extremamente grosseiros e você só pode sentar se todos que estiverem com você consumirem. Ah por favor né!).

    
    8º dia) Jardins de Monet
    Fica fora de Paris e vou fazer um post só sobre ele logo abaixo.

    9º dia) Dia de partir......
   O trem para Londres da Rail Europe parte da estação Gare du Nord. Compramos a passagem pela internet e é só imprimir a guia e levar com você.


     Assoviando em aeroportos: Telhados de Paris - Nei Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário