segunda-feira, 13 de outubro de 2014

SUA MAJESTADE: LONDRES

 
   

    Uma vez fiz um teste no facebook (quem nunca fez que atire a primeira pedra) e o resultado foi que Londres era a minha cidade. Na hora pensei "bem capaz, nada a ver". Ledo engano, minha cara Tatiana. De fato, Londres pode ser sim minha cidade.






      Conhecê-la foi uma grata surpresa, pois sempre disse que não tinha interesse na cidade. Aprendi que devemos manter a mente sempre aberta e não criar preconceitos sem conhecer pessoalmente o lugar. Podemos perder oportunidades de visitar lugares incríveis.
 






     Tivemos tanta sorte que até vimos o sol (por vários dias) na cidade conhecida por ser sempre cinzenta.

 










   Londres é frenética, as pessoas te atropelam se você parar no meio da rua, nas escadas do metrô, enfim em qualquer lugar. E o trânsito? Direção invertida?!! Demoramos um bom tempo para entender de onde vinham os carros e ônibus para poder atravessar a rua. A cidade inteira está ligada no 220 volts. E no meio de tudo isso, turistas param por completo e se aglomeram para ver a troca da guarda real, num lindo vai e vem de soldados daqueles que parecem de brinquedo.

     E a língua? Tem certeza que lá falam inglês? Pedimos uma informação para um funcionário daqueles ônibus turísticos e quando ele abriu a boca virei para a Sabrina e tipo "que língua é essa Jesus"? Nunca tinha ouvido o inglês da Inglaterra e vi que não ia ser fácil a comunicação por lá. Tá na hora de estudar inglês dona Tatiana.
    Lá o moderno convive com o histórico sem qualquer problema e  a monarquia está sempre presente, até mesmo nas lojas de souvenirs, onde a rainha Elizabeth está nas vitrines dando um tchauzinho. 
     Londres é demais! Voltei apaixonada pela cidade.
     Compramos o cartão de metrô para andar ilimitado por 07 dias pelas zonas 1 e 2, o que custou 31,40 libras (compensa considerando o valor unitário do passe). 
     Como ficamos 06 dias, fizemos apenas os passeios clássicos. Esse foi nosso roteiro:
        




      1º dia) Chegamos na parte da tarde e fomos tomar o famoso chá das 17h no The Wolseley - http://www.thewolseley.com (muito bom, recomendo). Só faltou a Beth para nos fazer companhia.  












    2º dia) - Britsh Museum: grátis (metrô: Tottenham Court Road ou Holborn).
             - Fizemos o passeio do ônibus turístico com validade de 24h com sistema de "sobe e desce" (empresa The Original Tour - 29 libras). Achei bom para ter uma noção de localização das atrações turística na cidade. Inclui um passeio de barco pelo Rio Tâmisa, que só vale a pena se você não tiver que pagar separadamente por ele. O passeio é muito curto e não vale o investimento.

Bristh Museum
Bristh Museum
   3º dia) - Casas do Parlamento e Big Ben: só há visitação aos sábados e vale cada centavo (17,50 libras). Para mim foi o melhor passeio de Londres (classificaria como IMPERDÍVEL). Você entra tanto na Câmara dos Lordes quanto na Câmara dos Comuns e se sente fazendo parte da história. O valor do ingresso dá direito ao áudio guia (e tem em português, o que é um luxo! de Portugal, claro). (metrô: Westminster).
                - National Galery: grátis (metrô: charing cross)
                - Oxford Street: rua com várias lojas (metrô: oxford circus)

Casas do Parlamento e Big Ben


National Galery

Van Gogh

Venus and Mars - Botticelli

   4º dia) - Catedral de St Paul: grátis (metrô: St Paul's)
               - Mercados de rua em Camden Lock (metrô: camden town). Aqui você verá um pouco de tudo.
                 - Notting Hill: Fomos atrás do cenário do filme "Um lugar chamado Notting Hill". (metrô: Notting Hill Gate). Uma mulher para quem pedimos informação nos disse "vocês não vão identificar a casa porque a porta foi pintada". É, de fato não achamos a casa, mas a loja de livros onde o personagem de Hugh Grant trabalhava ainda tá lá (endereço: 13 Blenheim Crescent (W11 2EE)). E nas manhãs de sábado tem mercado de rua na Portobello Road.
Catedral St Paul
Catedral St Paul

Camden Lock

Camden Lock

Notting Hill
     5º dia) - Troca da Guarda Real: começa às 11h, mas se você quiser ver sem ninguém na sua frente chegue bem cedo. Às 9:15h já estávamos de plantão bem na frente do Palácio de Bukingham (metrô: St Jame's Park). Vale a pena chegar cedo porque a cerimônia é muito legal! 
         - Abadia de Westminster (metrô: Westminster): 18 libras com áudio guia incluído (em português de Portugal).
               - London Eye: compramos pela internet o ticket que dava direito a um passeio de dia e outro de noite. Se tiver que escolher apenas um, vá ao anoitecer. Achei bem mais legal. (metrô: Westminster)
               - Tower Bridge: (metrô Tower Hill)

Troca da Guarda


Abadia de Westminster


London Eye

Tower Bridge





     6º dia) No último dia fomos às compras. A única loja que achamos com preços baratos e roupa de uma qualidade razoável em Londres foi a Primark. Para os padrões londrinos, esta loja é muuuito barata. Ao final do dia tentamos assistir a um musical. Mas deixamos para comprar o ingresso no dia e não conseguimos desconto (tinha lido que no dia tinha até 50% de desconto nos ingressos, mas não tivemos esta sorte). Os musicais tem um preço bem salgado.

Harrods
       A Harrods já virou atração turística e vale a pena conhecer, mas considerando a cotação da libra e o valor das mercadorias não é o lugar mais barato para fazer compras, não com o nosso orçamento pelo menos.  



   E assim terminou mais uma viagem por duas cidades maravilhosas, cada uma com suas peculiariedades, mas igualmente incríveis.


    Assoviando em aeroportos:  There is a light that never goes out - The Smiths 
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário