terça-feira, 21 de abril de 2015

CIDADE DO PANAMÁ

 
    A ideia inicial para o feriado de Páscoa de 2015 era ir para o Caribe Panamenho, mais precisamente San Blas. Mas diante da dificuldade de conseguir informações para ir por conta própria, houve mudança de planos. Eu e minha amiga Paula decidimos que iríamos conhecer a Cidade do Panamá e de lá partiríamos para outro destino. E a escolha foi mais pela proximidade e baixo valor da passagem aérea partindo do Panamá. Foi então que nos deparamos com Curaçao e esta foi a cidade escolhida.

     A vantagem de ir para o Panamá é que tem voo direto de Porto Alegre pela Copa e em 7h você chega ao destino. Em um dia e meio que tivemos por lá conseguimos conhecer o Canal do Panamá, Casco Antigo e o shopping  Mall Albrook (khttp://www.albrookmall.com/).
     Para se locomover na cidade nada melhor que andar de taxi, pois é relativamente bem barato (mesmo com o dólar cotado a R$ 3,40, que foi o que pagamos na época). Mas mesmo assim, compensa. Para ter uma ideia, um taxi do hotel até o canal do Panamá, que nos esperou por uma hora, e depois nos levou até o Casco Antigo saiu por 40 dólares. 
     Depois de muito pesquisar, achei um blog de uma brasileira que mora lá e ela recomendou o bairro El Cangrejo para se hospedar e foi o que fizemos. Escolhemos o hotel Tryp by Wyndham Panamá Centro. Nada de luxo, mas confortável e bem localizado. Um ótimo custo benefício.  
   
   
 


  No domingo de manhã contratamos o taxi e fomos até o Canal, mais precisamente até o Miraflores Lock, que é um dos três bloqueios que faz parte do canal. Abre às 9h da manhã e para visitá-lo você vai desembolsar 15 dólares por pessoa.








     No site abaixo você encontra maiores informações:
http://www.visitpanama.com/pt/component/k2/item/4892-visita-el-canal-de-panam%C3%A1/4892-visita-el-canal-de-panam%C3%A1.html
  Se você quiser saber como ele funciona tem esse vídeo no youtube explicando: https://www.youtube.com/watch?v=uj4jpZKeBto.
    Vai evitar que na hora você fique tentando entender como o navio "subiria" pela passagem. Confesso que fiquei até com vergonha depois que vi como funciona o sistema de eclusas, mas enfim, viajar é sempre bom para aprender coisas novas.

 

 Ficamos cerca de uma hora e dez minutos e vimos a passagem completa de um navio, que dura todo este tempo. Se você tiver uma longa conexão no aeroporto recomendo a ida até lá. É bem interessante e é o ponto turístico mais famoso da cidade. 
 


 


    Logo após partimos para o Casco Antigo, que é a parte histórica da cidade. Fiquei um pouco decepcionada, pois achei que era mais preservado.










 

 



    São poucas casas que estão restauradas e onde não está recuperado lembra muito as ruas de Havana, em Cuba. Ao passar por este prédio realmente me senti em Havana.












   Tem alguns museus, mas não conhecemos devido ao pouco tempo que tínhamos e o calor que era muito forte.


   



     Esta é a parte moderna da cidade que está em expansão. É incrível a quantidade de prédios estilo "espigão" que você verá, principalmente, costeando o mar.


    Em seguida fomos conhecer o Mall Albrook, que segundo vários blogs de viagem era o shopping mai barato da cidade. Em razão da alta do dólar, não vale mais a pena fazer compras no exterior. Neste shopping especificamente não tinha nada muito barato, nem muitas lojas conhecidas e na minha opinião não valeu a visita. Se fosse você escolheria outra coisa para fazer no lugar de conhecer este shopping.

   
 

    O que você não vai conseguir deixar de adquirir são os famosos chapéus panamás. Tem de todas as cores e tamanhos. No aeroporto só tinha o clássico branco, então se você quiser inovar não deixe de procurar os famosos chapéus, que não são feitos no Panamá, diga-se de passagem (a maioria é feita no Equador), nas lojas espalhadas pela cidade.



   Enfim, acreditamos que um dia e meio na cidade foi o suficiente, ainda mais porque estávamos loucas para nos jogar nas águas caribenhas. Partiu Curaçao!

      Assoviando no aeroporto: Subborn Love - The Lumineers 
           
        (https://www.youtube.com/watch?v=UJWk_KNbDHo)
  
      



                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário