domingo, 5 de julho de 2015

NAMÍBIA UM PAÍS PARA CHAMAR DE SEU

 
  Conhecer o continente africano era um sonho antigo, eu diria um grande sonho. Então mesmo sem achar companhia resolvi partir sozinha, afinal os sonhos devem ser realizados! 
 A ideia inicial era ir para Tanzânia, mas assistindo a uma palestra do fotógrafo Sebastião Salgado em Porto Alegre, quando veio apresentar a exposição genesis, mudei de ideia na hora. Segundo ele, a Namíbia era um dos países mais fotogênicos do mundo, então a Tatiana colocou na cabeça que iria para lá de qualquer jeito. Hoje agradeço imensamente ao Sebastião, pois realizei a viagem mais incrível da minha vida e venho aqui contar para vocês.
 Entrei em contato com a agência TGK em São Paulo (http://www.tgkturismo.com.br/) que tinha pacotes para o destino escolhido. Eu prefiro organizar minhas viagens, mas como iria sozinha para um país de que não se tem tanta informação turística aqui no Brasil, não tive muita escolha. Mas foi tudo perfeito e, o que mais importa quando se viaja com agência, é, na realidade, a agência escolhida no país local para efetuar efetivamente a viagem (essa é a melhor dica que posso dar, então nunca se esqueça disso). A TGK trabalha com a agência Kobo na Namíbia (a Kobo também faz viagens em outros países africanos, como Quênia, Botswana, etc). Super recomendo. Se você quiser entrar em contato com a TGK fala com a Roberta, ela é uma querida. E caso você queira organizar sua própria viagem em um tour mais privativo te passo o contato do guia Antônio, pois ele faz passeios privados e fala português (antoniokavoto@hotmail.com; telefone: 0812146588 - Windhoek Namíbia).



 Esse é o Antônio.







  Bom vamos ao roteiro propriamente dito. Escolhi "Belezas da Namíbia" - com duração de 10 dias e 9 noites. Resumidamente esse foi o itinerário: voo SP-Guarulhos até Windhoek, Parque Nacional Etosha, Twyfelfontein, Swakopmund, Sossusvlei (Deserto da Namíbia) e retorno para o Brasil.
  Se você quiser saber mais sobre esse país africano continue comigo, vou tentar ser o mais breve possível. 

dólar namibiano
 
 A Namíbia tornou-se independente da África do Sul no ano de 1990. Também foi colonizada por alemães antes disso. Tem uma área total de 824,292 km2 e população de 2,303 milhões (dados de 2013). Pois é, o que menos você vai ver na Namíbia são pessoas. As cidades são distantes entre si. A capital Windhoek é a maior com pouco mais de 300 mil habitantes. Não existem conflitos por lá, então é um dos países mais seguro da África para viajar.
  A moeda é o dólar namibiano (1 dólar americano compra cerca de 12 dólares namibianos), mas o dólar americano também é aceito.
 As temperaturas em junho, época que fui, variavam bastante, entre 5º e 30º, e o clima é bem seco, então não é fácil arrumar a mala. Aqui funciona a expressão "se vestir que nem cebola". Ah, outra maravilha da Namíbia neste período de seca (junho não chove por lá) é que o céu não tem nuvens, nenhuma mesmo e a noite nos brinda com milhares de estrelas.   
 





  Se você não gosta muito de andar de carro talvez esse pacote não seja para você. Em 07 dias rodamos mais de 3 mil km.
 O percurso que fiz durante toda a viagem está marcado em verde no mapa aqui do lado.  Mas a paisagem ao longo da estrada é tão linda e diversificada que você até esquece as distâncias.
 Mas há outra opção, não se preocupe. Fiquei sabendo por lá que tem agências que fazem os trajetos de avião (estilo teco teco), o que facilitaria a vida, se você tiver dinheiro disponível, claro, pois a viagem se torna bem mais cara. Aqui está o link das duas empresas que fazem os "safáris aéreos": http://www.wilderness-safaris.com/ e http://www.wilderness-safaris.com/
 





  Estas foram algumas das paisagens pelo caminho:








Quem precisa de Interpol se existe a Nampol!

   - PARQUE NACIONAL ETOSHA

  O primeiro destino foi o Parque Nacional Etosha, ou seja, SAFARI à vista!!!!! Com certeza a melhor parte da viagem para mim. Fizemos o primeiro safári à tarde e outro pela manhã do dia seguinte. Confesso que no safári da tarde fiquei decepcionada porque não vimos muitos animais. Aliás, chegando no parque nem acreditei que existiria vida, pois quase não tinha água por lá. Mas depois de conversar com um espanhol entendi o espírito do safári e me acalmei. Segundo ele, safári é uma questão de sorte. "Lembre-se que você não está num zoológico, então verá o que tiver sorte de ver". E, na manhã seguinte, foi um espetáculo (aliás o guia disse que os animais saem mais durante a manhã em busca de água e alimento).

























  Vimos vários animais e de repente não mais que de repente lá estava ele: o rei da selva. E não só um, mas também duas leoas, dois leões e seis filhotes. Não preciso dizer que fiquei mais feliz que pinto no lixo.



Se você olhar com atenção achará os filhotes
 Infelizmente não vimos o guepardo, nem o leopardo, mas vimos de longe (só consegui ver com binóculo, por isso fico devendo a foto) o rinoceronte, a espécie mais ameaçada de extinção. Foi um dia inesquecível, pelo menos para mim que sou apaixonada por animais.
 Meu próximo safári no continente africano já está programado para ano que vem!! Agora falta definir o destino entre Quênia, Uganda, Tanzânia e Botswana, ou, quem sabe, todos eles de uma só vez. 
 No outro dia fomos em direção a Twyfelfontein e no caminho paramos para conhecer a Tribo Himba

  - TRIBO HIMBA


  Esta tribo é oriunda de Angola, mas muito deles vivem na Namíbia, principalmente no norte do País.



Quem manda na tribo são as mulheres e elas são donas das casas e do gado. Elas nunca tomam banho com água e cobrem o corpo com o otjize, uma mistura de gordura de vaca e ocre. Elas também usam uma erva aromática que perfuma a mistura. O otjize as protege do sol e dos mosquitos.
 Logo que você chega na tribo, eles ensinam o cumprimento local - "moro perivi naua", já que quase todos só falam sua língua, o otjihimba, um dialeto Herero (outra tribo).






Escola
  
   - TWYFELFONTEIN
    Nessa parte do país visitamos o bosque petrificado (a única coisa que na minha opinião poderia ser excluído do roteiro). Até é interessante ver madeira que se transformou em pedra, mas nada que me surpreendesse.

 O bosque está localizado a 50 km da cidade de Korixas, em Damaraland. Os troncos de árvores foram retirados cerca de 200 milhões de anos atrás e foram arrastados pelos rios. O processo de fossilização é lento. Só para avisar que este bosque não é a imagem que mais aparece no google quando você escreve "bosque petrificado" (aqueles troncos secos com dunas e céu azul - isto é em Sossusvlei). Eu achei que era e talvez por isso tenha me decepcionado um pouco.

 Depois de andar por horas e horas e não ver uma viva alma ou casa, chegamos no nosso hotel, o lugar mais incrível que já me hospedei. As instalações não são luxuosas, mas pensar que construíram toda a estrutura literalmente no meio do nada a hospedagem se torna uma experiência incrível.  


 O lodge está lá no fundo da foto.

 Na manhã seguinte fomos conhecer as pinturas rupestres, local chamado Twyfelfontein 534, declarado Patrimônio da Humanidade em 2007. Você caminha um pouco para chegar até lá, mas a paisagem do lugar é linda! Tem mais de 2000 figuras e datam de mais de 3000 anos atrás. A figura mais presente é a girafa. Eles acreditavam que ela era sagrada, porque, por ser o animal mais alto, estaria mais perto da chuva.



 

Após o almoço no lodge partimos para uma das melhores experiências da viagem. Sacolejamos por algum tempo num caminhão aberto adaptado em busca dos elefantes do deserto. O nosso guia e o motorista do caminhão observavam as pegadas no chão e as seguíamos. Dava para ver que o pessoal não estava mais acreditando que veria algum elefante, mas depois de um tempo avistamos um. Apenas um elefante já foi o suficiente para nos deixar eufóricos. Chegamos muito perto dele e todos em silêncio (regra principal na África para observação dos animais). Ficamos pouco tempo e eu já estava me perguntando a razão de o motorista não nos deixar curtir aquele momento. Mas eles sabem o que fazem. Andamos por mais um tempo e nada. Daí de repente entramos numa espécie de santuário dos elefantes. Quase chorei de emoção. Estava mais no fim do dia e o sol ficando alaranjado e todos aqueles elefantes reunidos. Simplesmente mágico! Lugar espetacular! Um daqueles momentos que você guarda para sempre na memória.









 - SWAKOPMUND



 
 Acordamos cedinho e partimos para o litoral da Namíbia. No caminho cruzamos por tendas de artesanato da tribo Herero.




As cidades litorâneas que conhecemos (Swakopmund e Walvis Bay) são bem diferentes das outras pelas quais tínhamos passado. Tem muito europeu que passa suas férias e que mora por lá. Ambas possuem arquitetura alemã.





Carnes de caça secas vendidas nas lojas
 Se você puder escolher se hospede em Walvis Bay. É bem mais botina e há uma região em que se concentram inúmeros flamingos.



    Nós nos hospedamos em Swakopmund, ponto de partida para o passeio de barco na baía de Walvis para ver focas e golfinhos.


 Durante todo o percurso fomos acompanhados por pelicanos e outras aves.

 


 O passeio durou toda a manhã e uma parte da tarde. Não podemos descer na ilha onde estavam as focas, mas existe a possibilidade de descer fazendo passeio de caiaque.
 







- SOSSUSVLEI - DESERTO DA NAMÍBIA
  Por fim, a última parada dessa viagem espetacular foi no Deserto da Namibia. O percurso foi longo. Cerca de 5h na estrada e aqui a paisagem vai se tornando mais uniforme. Passamos pela última gasolinera (posto de gasolina) do deserto chamado Solitaire. Ao redor do posto  o dono construiu um lodge, uma padaria e um restaurante.



  Acredite se quiser, mas o Brad Pitt e a Angelina Jolie estiveram por aqui (tem foto deles no estabelecimento).







Hóspede do Solitaire











    O Deserto da Namíbia é um dos mais antigos do mundo e suas dunas as mais altas, que podem chegar a 300 metros de altura.  



 Visitamos a região de Sossusvlei, no sul do Deserto Namib, no Parque Nacional Namib-Naukluft. Sossusvlei significa pântano sem saída, porque o rio tsauchab desembocava ali e sua água não tinha por onde sair. Com sorte você ainda pode ver o orix do deserto. 

  A duna 45 é a mais fotografada por lá e para conseguir o contraste de luz sobre ela, chegue cedo pela manhã.




No início do parque você andará por uma estrada asfaltada. 
 A partir de um ponto só com veículo 4x4 em razão da estrada ser de areia. Esse percurso é necessário para conhecer a duna Deadvlei e a paisagem mais surreal que já vi até hoje. 


 
 Nós fomos num caminhão pequeno adaptado e chegando próximo ao local começamos a caminhada. Muito protetor solar nessa hora, água e roupas leves, porque, lembre-se, estamos no deserto.  Eu escolhi subir a duna de 130m para ver de cima a paisagem, mas dá para ir por baixo que demanda um pouco menos de esforço. 




 

   Dá um pouco de vertigem porque o caminho pela duna é estreito, mas só não olhar muito para baixo. Cansa, mas não é nada impossível.













Chegando no alto a vista é esta



   E não se preocupe, porque descer pela duna é bem fácil. 

  Acredito que esta seja uma das paisagens mais fotografadas da Namíbia. O filme "A cela" com a Jennifer Lopez que teve uma parte filmada aqui.


  E o que falar do pôr do sol na Namíbia! Onde o sol é mais laranja....



  E, infelizmente, chego ao fim desta viagem surpreendente.  Muita gente não entendeu a razão por eu ter escolhido a Namíbia. Mas meu lema de vida é uma frase do Amir Klink, que nunca significou tanto para mim após ter voltado dessa viagem. Então aqui dou a razão: "Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”. A Namíbia é um país sensacional! As fotos não me deixam mentir. Não deixe de conhecer.
Até a próxima!

 Assoviando em aeroportos: This Must Be The Place - The Lumineers























































































































6 comentários:

  1. Olá Tatiana! Adorei teu relato sobre a Namíbia! Parabéns e que viagem fantástica, estou querendo ir pra lá final do ano ( não me resolvi ainda rs ) poderia me dar um help? Como posso falar melhor com você? Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Desculpe a demora para responder, mas estava viajando. Terei prazer em ajudar. Pode mandar um mail para tatitamiosso@bol.com.br. Abraço e obrigada

      Excluir
  2. Olá...Adorei o seu blog. Estarei sempre por aqui...esperando o seu relato do Salar de Uyuni. Ah...deu muita vontade de ir para a Namíbia!!! Lindo!!! Danuse

    ResponderExcluir
  3. Oie. Que legal que você gostou e em breve vou publicar. Vá sim para Namíbia. É lindo mesmo. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, encontrei seu relato sobre a namíbia (um dos poucos), estou indo para lá com meu marido em junho e estava pensando em alugar um carro. Acha que é difícil andar por lá?
    Obrigada por compartilhar sua experiencia. Já irá ajudar a planejar melhor os meus passeios.

    ResponderExcluir
  5. Olá. As estradas na Namíbia são bem boas, até mesmo as que não são asfaltadas. Mas andamos por lugares que não havia muitos postos de combustíveis, nem cidades muito próximas. Então se for alugar carro, deve ser muito bem planejado para evitar problemas. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir