quinta-feira, 20 de agosto de 2015

JERICOACOARA OU SIMPLESMENTE "JERI"

Jericoacoara, é uma vila, distrito de Jijoca, no Ceará e estava na minha lista de destinos faz um tempo. Quando surgiu uma promoção de milhas pela Tam resolvi conhecer. Milhas trocadas, pousada e transfer reservados, lá fui eu assoviar em aeroportos. Dessa vez não levei meu equipamento fotográfico, assim as fotos foram tiradas do celular mesmo.
   Duas coisas que você precisa saber sobre Jeri. Fica um pouco distante de Fortaleza. Eu levei quase 07 horas para ir de ônibus, mais um trajeto de pau de arara. Na volta dividi um carro com mais três pessoas e a viagem reduziu para 05 horas. Não vale a pena fazer o passeio de bate-volta vendido por agências em Fortaleza. Você vai passar mais tempo na estrada do que na vila. Eu fiquei quatro noites lá e três dias inteiros e foi o suficiente para fazer os dois principais passeios que são oferecidos. Acredito que este seja o tempo mínimo para permanecer em Jeri.
  Acabei indo em agosto, o mês que mais venta por lá. Mas é muito vento mesmo. No topo do morro, no caminho para a pedra furada, me senti no "morro dos ventos uivantes". E na duna do pôr do sol não tem como não virar croquete. Mas tirando esse detalhe, as lagoas vão te encantar, então não deixe de ir.
  Eu contratei um transfer através da pousada que me hospedei (pousada Carcará). A empresa chama Giarafa Tur (http://www.girafatur.com.br/). Custou R$ 85,00 a ida. Se você comprar ida e volta sai por R$ 150,00. O ônibus passou perto das 7:30 em frente ao Hotel Praiano na Avenida Beira Mar em Fortaleza. Tem uma opção de ônibus de linha com a empresa Fretcar (http://fretcar.com.br/). Segundo me disseram tem horários de saída direto do aeroporto de Fortaleza. Como cheguei de madrugada, não tinha essa opção. Há também empresas que fazem o transfer privativo, mas daí ou você tem que pagar o preço do carro "fechado" (R$ 500,00) ou achar mais pessoas para dividir o valor, o que eu fiz na volta. Voltei com a empresa Bora Turismo (fone 88-99100738 ou boraturismojeri@hotmail.com). Comprei na rua principal em Jeri por R$ 120,00. Há várias empresas que fazem esse transfer.
 Tem ainda a empresa do Luiz, conhecido por Brad Pitt (www.luizjeri.com.br). Foi com ele que fiz o trajeto com o pau de arara na ida e os passeios em Jeri.

Esses são os carros "pau de arara"

Antes de chegar em Jeri paramos numa lagoa que o Brad Pitt chama de fronhas cearenses em comparação ao tamanho dos lençóis maranhenses. É uma figura o seu Brad.

Todas as ruas de Jeri são de areia e você sente uma paz logo que chega ao lugar. Muito gringo que foi para conhecer acabou ficando por lá.
   Existem dois passeios principais em Jeri, que todas as agências vendem. Nos dois você sai  às 9h e volta perto das 16h. Um é para a Lagoa Tatajuba (R$ 75,00) e o outro para as Lagoas Azul e do Paraíso (R$ 60,00). Vá nos dois, pois valem a pena. Por isso tem que ficar pelo menos dois dias inteiros em Jeri. Se você voltar de ônibus para Fortaleza pelas empresas de turismo, e não pela linha normal da empresa Fretcar, as agências incluem na volta a visita a essas duas lagoas, mas não é o mesmo roteiro se você fizer o passeio de um dia inteiro.
   Como disse, contratei os dois passeios com  a agência do Brad Pitt e tive muita sorte com os bugueiros. Para a lagoa tatajuba fiz com o Eliabe e ele subiu numa duna que quase nenhum outro sobe.

Esse é o Eli.

E a vista é essa:

No caminho para a lagoa passamos por uma floresta de raízes aéreas.

Na lagoa de Tatajuba também tem redes dentro da água. Com certeza essa é a imagem que mais se vê nas fotos de Jeri. A cor da água é mais parecida com água de rio, mas é a lagoa mais tranquila.
Lagoa Tatajuba

As lagoas Azul e do Paraíso são as mais famosas. Então não deixe de ir. No passeio você vai ficar uma hora na lagoa Azul e depois passa o restante do tempo na Lagoa do Paraíso num restaurante com uma estrutura bem legal, mas também um tanto cara.
  No caminho passamos pela árvore da preguiça. Ela ficou assim por causa do vento. Não disse que ventava muito lá? Essa é a prova.

Para quem pratica esportes que dependem do vento Jeri é um paraíso.

Enfim, chegamos na Lagoa Azul.

Lagoa Azul

Na Lagoa do Paraíso tem um mirante e quando subi tive a sensação de estar no Caribe. É muito parecido mesmo.
Lagoa do Paraíso

Cheguei à conclusão de que gosto mesmo é de lagoa. Água mais morna, sem onda e com rede dentro da água...Paraíso!
   O passeio mais apreciado por lá é curtir o pôr do sol, seja na pedra furada ou na duna do pôr do sol. Em julho e alguns dias de agosto, o sol se põe bem no meio da fenda da pedra furada, então não deixe de caminhar até lá.

São 4km ao total de caminhada e na volta tem uma subida íngreme, mas nada impossível. Todos os dias às 16h da tarde em frente ao forró do Bigode (rua do forró) sai um grupo a pé que faz o trajeto com um guia, que é um senhor de idade que carrega uma caixa de isopor nas costas vendendo bebidas. O passeio é gratuito, você só contribuiu comprando bebida se quiser.

Mas é na duna do pôr do sol que se concentra a maior parte das pessoas. Realmente o pôr do sol de Jeri é muito lindo.

Ninguém, mas ninguém mesmo, quer perder este espetáculo!

O mais difícil em Jeri para quem viaja sozinha é na hora de comer nos restaurantes. São poucos os que tem meia porção. Injustiça para quem viaja sozinha! Acredito que esse destino seja mais procurado por casais mesmo.
   A noite de Jeri começa bem tarde. O forró é nas quartas e sábados e começa à meia noite, mas só fica bom, segundo os locais, lá pela 1h. Jura que consegui ficar acordada.

Mas na sexta tem a noite do samba e começa às 11h. Na real começou a meia noite, mas nesse consegui ir. Vale a pena, pois o lugar é muito astral e a banda é ótima. Toca samba de raiz, Chico Buarque, Noel Rosa, etc. Chama Samba da Bênção. Para quem quiser ouvir achei esse vídeo no youtube deles: https://www.youtube.com/watch?v=FnIJOwoiRjE

Adicionar legenda

Outra opção excelente para a quinta-feria é o Samba Rock Café. O som ao vivo é incrível com um rapaz tocando violino. Olha ele aqui no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=VqcYLnUU81k. Minha primeira noite em Jeri e já me apaixonei..kkkk

Mesmo sem companhia não deixe de viajar. Essa é minha opinião pelo menos. É bem melhor ficar sozinha num paraíso desses do que em casa vendo tv você não concorda?
  E pode acreditar que você só ficará sozinho se quiser. Nessa viagem fiz muitas amizades que já deixaram saudades. E ainda tive a companhia do meu amigo aí da foto. Com um livro você nunca ficará sozinho. Gracias El Pepe pela companhia.
  Voltei um pouco deprimida e quando isso acontece é porque o destino me agradou e MUITO. Não deixe de conhecer Jericoacoara, um paraíso a algumas horas de Fortaleza, mas que vale a viagem!