sábado, 7 de setembro de 2013

BRASÍLIA EM VERSÃO POCKET

 
Em Brasília, 19 horas

  No final de agosto a minha chefia me indicou para participar de um treinamento de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro no Conselho da Justiça Federal, sediado em Brasília. E eu abri aquele sorriso, pois, além do reconhecimento pelo trabalho, seria a oportunidade de conhecer esta cidade.   
   Já dizia um boiadeiro para João de Santo Cristo "estou indo pra Brasília/neste país lugar melhor não há". Se ele falou está falado, mas confesso que o clima de Brasília não é dos melhores. Para quem mora num lugar onde a umidade relativa do ar beira em torno dos 80%, a capital federal parece ter -0,1% de umidade. Nossa!!!! o ar realmente é seco e a paisagem parece um deserto. Não vi uma árvore verde sequer.  E o clima de fato é de deserto, pois pela manhã a temperatura estava em 17 graus e pela tarde chegava aos 30 graus. Tirando este fator, de fato a cidade, ou, pelo menos, o "plano piloto" tem uma arquitetura incrível, graças ao Niemeyer. Confesso que não gostava tanto de suas obras, mas depois de ver a Catedral Metropolitana de Brasília tive que me redimir. É magnífica. De fato, ele é um revolucionário de seu tempo. Um amigo me contou que uma conhecida dele, que mora em Brasília e trabalha num dos prédios desenhados por Niemeyer, diz que toda vez que precisa ir ao banheiro deseja que ele "arda no inferno", pois precisa dar umas cinquentas voltas para chegar. Bom, para a maioria dos mortais que não trabalha num prédio dele, fica só a admiração pela grandiosidade de suas obras.  
   Como o treinamento que participei era intenso, não sobrou tanto tempo para o turismo, motivo pelo qual serão poucas as dicas.
    Lá todos os endereços são ditos por setor, como setor sul de clubes, setor hoteleiro norte, setor hoteleiro sul, então vá se acostumando. E, apesar da cidade ser relativamente plana, as distâncias são longas, então se você não estiver de carro, vai precisar de um táxi, ônibus ou percorrer distâncias consideráveis a pé sob um sol escaldante. Nunca esqueça de beber muita água.
    Do aeroporto ao setor hoteleiro sul, onde me hospedei, o táxi sai por uns R$ 45,00, mas existe um ônibus executivo que vai até lá por um preço mais em conta. 
   Para quem gosta de comida nordestina, não deixe de conhecer o Mangai, que fica no SCE Sul, Próximo a Ponte JK. Existe uma enorme variedade de pratos, um deleite para amantes da culinária nordestina  (http://www.mangai.com.br/site/). Valeu pela dica minha amiga Giana.
   Uma amiga que reside em Brasília me indicou um ônibus turístico, mas não tive tempo. Fica a dica para quem puder:  http://www.nosnomundo.com.br/2011/06/city-tour-em-brasilia-nos-onibus-de-dois-andares/.
    Brasília tem muito shopping e um dos maiores é o Park Shopping, onde estão as lojas de marcas (http://www.parkshopping.com.br/). Fica um pouco afastado do setor hoteleiro, mas tem como ir de metrô.
   No último dia do curso, que durou uma semana, caminhei pela Esplanada dos Ministérios, onde estão todos os principais monumentos turísticos.
 
Catedral Metropolitana
 
Parte interna da Catedral

Museu Nacional


Parte interna do Museu Nacional

Palácio Itamaraty


Esplanada dos Ministérios


Congresso Nacional

Supremo Tribunal Federal

 
   Espero poder voltar e conhecer melhor nossa Capital Federal, pois, com certeza, tem muito mais a oferecer.
 
Assoviando no aeroporto: Faroeste Caboclo do Legião Urbana
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário