quinta-feira, 12 de abril de 2012

APAGA LA TELE, VIVE LA VIDA!


Valparaíso
    O título deste post virou uma espécie de lema em Valparaíso, cidade litorânea que fica a cerca de uma hora da capital chilena. Esta frase estava na frente de uma casa e agora está estampada em camisetas, bolsas, canecas, fotografias, etc.
   Acredito que a frase resuma muito bem o que se sente ao chegar a Valparaíso. Existem muitos artistas que se mudaram para lá. Cada vez mais eu acredito que o mundo é a melhor sala de aula que se pode ter!
  

  
     Segundo o Alex, esta era uma das principais cidades portuárias do pacífico na América do Sul. Mas, com a construção do Canal do Panamá e de outro Porto em uma cidade chilena próxima, Valparaíso conheceu a decadência e hoje tem um dos maiores índices de desemprego do Chile.

     


  


      Apesar disto, ainda possui algo muito especial.




                       A arquitetura de suas casas é ímpar.
   
Casa "La Sebastiana"
       Lá está mais uma das casas do poeta Pablo Neruda - a La Sebastiana (são três no total). Aqui a visitação também é cobrada (3500 pesos), mas não há guia. Você ganha fones de ouvido que contam a história da casa e de algumas curiosidades do poeta. É incrível o quanto ele era apaixonado pelo mar. Suas casas são uma espécie de barco, relativamente claustrofóbicas. Como ele adorava o mar, mas não podia velejar devido aos enjoos que sentia (não deveria existir dramin naquela época), quis morar em casas que o lembrassem estar em alto mar. Na La Sebastiana há inclusive uma inclinação no chão da sala em que escrevia. Não deixe de conhecer um pouco mais da história desse homem, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, que acreditava que: "a criança que não brinca não é uma criança, mas o homem que não brinca perdeu para sempre a criança que vivia em si e que lhe fará muita falta." Salve Neruda!!!




   

Nenhum comentário:

Postar um comentário