segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

PUNTA ARENAS - CHILE

   


     Punta Arenas fica na Região de Magalhães, na Patagônia Chilena, e tem mais de 150 mil habitantes. Foi minha "porta de entrada" desta viagem. É o principal ponto de partida da maioria dos cruzeiros que vão à Antártida. O que mais gostei foi que a cidade não parece ser turística.










   



     Você se sente como se estivesse numa cidade do interior, em que uma das principais atrações é sentar na praça e deixar o tempo passar. 


































     A razão por eu ter escolhido conhecer Punta Arenas foi o fato de ser a cidade de onde partem os passeios para Isla Magdalena, uma das maiores colônias de pinguins de magalhães.

Zona Franca

    
    

     Mas a cidade tem bem mais a oferecer e merece que você fique lá pelo menos dois dias. E, como brasileiro adora compras, em Punta Arenas localiza-se a Zona Franca, onde você encontrará principalmente artigos para camping por preços bem acessíveis.



     Meu voo chegou na madrugada do dia 3 de janeiro. Assim que pousei em Punta Arenas fui me informar como chegava ao Hostel Keoken  (http://www.hostelkeoken.cl/). Por não ser tão turística, a cidade não possui muita infra-estrutura no aeroporto. Tive que sair perguntando para várias pessoas como chegava ao hostel. Um homem me disse para entrar numa van que estava estacionada. Falei com o motorista e mostrei o endereço e ele disse para eu entrar. A viagem custou 3 mil pesos (19 km). Durante o percurso o motorista passou um bloco para anotarmos o endereço que iríamos descer. Nunca tinha visto isso! O motorista estava de muito mau humor e começou a discutir com dois passageiros. Falavam muito rápido e, pelo que entendi, o motorista disse que não sabia onde ficava o endereço que as pessoas queriam descer. E as pessoas indignadas dizendo que ele era motorista e deveria saber. O motorista só falava que não tinha como saber porque nunca tinha ido naquele endereço. E eu, sozinha e de madrugada, fiquei com aquela cara de "hã?". Não consegui nem rir de tão nervosa que fiquei.
      Alguns minutos depois, cheguei ao meu destino e o motorista, ainda mau humorado, mandou eu descer. Por sorte este foi o único chileno que não estava de bem com a vida que encontrei em toda a viagem.
     Um parêntese: os chilenos são galanteadores. Se você for mulher, prepare-se. Eu recebi tanta cantada que minha auto-estima ficou mega, super, ultra elevada. Realmente me senti o gás da coca-cola!!
     A outra e última surpresa "um tanto desagradável" foi quando entrei no quarto. Eu tinha reservado quarto privativo com banheiro privativo e a primeira coisa que vi é que o quarto não tinha banheiro. Falei para o dono do hostel que tinha reservado com baño privado e ele disse que sabia disso e em seguida me deu uma chave do meu banheiro. Ele ficava em frente ao quarto. Esta é a única razão para eu não recomendar o Hostel Keoken. Então meus amigos, verifiquem se o banheiro privativo fica realmente dentro do quarto.
      No fim da viagem fiquei mais duas noites em Punta Arenas no Hostal Del Estrecho (http://www.hostaldelestrecho.cl/hostal_es.html). Este eu recomendo. Apesar do prédio ser um tanto decadente por dentro, o café da manhã é muito bom.
   Dormi apenas quatro horas e fui até a agência Canales Solo Expediciones (http://www.soloexpediciones.com/es/), pois tinha feito a reserva pela internet para ir até a Isla Magdalena. Pela condição climática o passeio foi cancelado e transferido para outro dia. Por sorte ia ficar dois dias na cidade e ainda teria uma outra oportunidade no final da viagem, pois ficaria mais um dia em Punta Arenas.
    Na agência conheci duas brasilienses, a Meire e a Raquel, e, como o passeio foi cancelado, fomos dar uma volta pela cidade. Almoçamos no Parrijja Los Ganaderos (Bulness 0977), onde, segundo o meu guia, tinha a melhor carne de cordeiro patagônico assado. Aprovado! Tomamos uma garrafa de vinho e depois de dois copos eu já estava enrolando a língua. Em seguida me despedi das gurias e aproveitei a tarde para conhecer a Zona Franca. Nunca vá fazer compras depois de beber vinho. Acabei comprando minha primeira máquina SLR. Mas o preço compensou. Era praticamente o mesmo dos EUA. 
   Na Zona Franca não espere encontrar muitos produtos. Lá tem praticamente perfumes, bebidas, máquinas fotográficas, material para camping e roupas esportivas. Os casacos corta-vento e impermeáveis, ideais para o clima da Patagônia, são muito baratos se comparados ao Brasil. Recomendo que você deixe para compra lá. É menos da metade do preço. Aproveitei para comprar um, que foi a minha salvação durante a viagem, pois poderia dizer que é na Patagônia que o "vento faz a curva". Venta quase que o tempo todo, o que dá uma sensação térmica de uns quatro graus a menos. A média da temperatura ficou entre 8 a 12 graus e teve um dia que fez mais de 25 graus.
    Em Punta Arenas existem dois tipos de taxis, o coletivo e o normal. O primeiro funciona como um ônibus. A passagem custa 350 pesos, enquanto que o taxi "privativo" sai por, no mínimo, dois mil pesos. Então se você não se importar de dividir o mesmo taxi com mais quatro pessoas estranhas opte pelo coletivo que é bem mais econômico.   
   


     Um lugar muito legal para conhecer é o Café Tapiz (Calle Julio Roca 900). Super bem decorado e com uma trilha sonora excelente, serve lanches e sucos naturais, além de cafés e tortas doces.      











    Depois da orgia de compras fui para o hostel dormir, pois estava acabada. O problema foi conseguir dormir com a claridade. Lá o sol se põe perto das 22h e nasce antes das 5h.
    No outro dia acordei bem cedinho e fui caminhando e fazendo muito pensamento positivo até a agência de turismo, pois o principal motivo para eu fazer esta viagem era conhecer a colônia de pinguins. Para minha felicidade o passeio finalmente saiu!!! E ainda fui com minhas mais novas amigas brasilienses.
    Pinguins de Magalhães não perdem por esperar, pois a louca da pinguinera está chegando!

    





6 comentários:

  1. Adorei teu artigo amiga, me senti lá... obrigada! beijosss

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu texto, muito bom. Leve e informativo. Estou pensando em ir por la em novembro. Na verdade dar uma passar em Punta Arenas para abastecer na zona franca, e seguir destino para o Parque Torres Del Paine. Suas dicas foram devidamente anotadas ;)

    ResponderExcluir
  3. Que bom Marcos que pude ajudar. Punta Arenas vale a visita com certeza. Abraço

    ResponderExcluir
  4. Ola, Tatiana. Como foi ver os pinguins? Voce gostou da Empresa que a levou? Recomenda? Vc sabe se da para fazer esse passeio a tarde? Vou ter apenas um dia em Punta Arenas e estava querendo fazer as comprinhas de manha e esse passeio a tarde...Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Olá. Desculpe a demora para responder. Eu super recomendo a agência para o passeio até a colônia de pinguins. Posso te dizer que o ponto alto de Punta Arenas é justamente a Isla Magdalena. Eu achei incrível. Se você tiver que escolher não pense duas vezes e vá ver os pinguins. Como referi no post, na Zona Franca não tem tanta coisa assim (mais perfume, bebida e eletrônico, além de algumas roupas para o frio, mais esportistas). Não me recordo direito o horário do passeio até a ilha, mas caso sobre umas duas horas do teu dia já é suficiente para ir até a Zona Franca (a não ser que você goste muito de fazer compras). Espero ter ajudado e boa viagem! Depois conta aqui como foi. Abraço

    ResponderExcluir