terça-feira, 19 de julho de 2011

CUSCO/PERÚ

    Na viagem para Cuba existia a opção de ficar alguns dias no Perú (no retorno a POA), onde ocorreria a conexão do voo da Copa Airlines, sem qualquer gasto extra com as passagens. Lendo uma matéria no site http://www.melhoresdestinos.com.br/ acabei decobrindo que se trata de “stopover”, ou seja, uma parada voluntária na cidade onde o voo faz conexão. Então eu minha amiga acabamos optando por fazer um stopover no Perú. A ideia inicial era ficar em Lima, pois tínhamos apenas três dias, mas o nosso Hotel (que ficava perto do centro e foi indicado pela CVC) era tão ruim - e olha que não sou tão exigente assim - que decidimos sair de lá o mais rápido possível. Para ter uma ideia da situação, quando entrei no elevador para ver o quarto fiquei presa por alguns minutos. A porta do quarto não fechava, tivemos que colcoar uma mesa para trancá-la e o quarto era claustrofóbico e tinha cheiro de mofo. Bom depois destas constatações fomos ao Centro Comercial Larcomar, localizado na beira do Oceano Pacífico, no bairro de Miraflores para pensarmos o que iríamos fazer. Recomendo que você se hospede em hotéis localizados neste bairro, que é bem mais moderno e tem ótimas opções pelo que constatamos. Por nossa sorte, tinha um agência de turismo no centro comercial e conseguimos um pacote com passagem aérea (companhia Star Perú) bem em conta para Cusco. Não pensamos duas vezes. No outro dia bem cedinho fomos para o aeroporto.   
     No dia fiquei frustrada com a situação do hotel, mas hoje agradeço por ele ser tão ruim porque só assim tivemos oportunidade de conhecer Cusco, uma cidade maravilhosa!
    Cusco, que significa umbigo do mundo (e para os gaúchos vindos da fronteira, como eu, cusco significa cachorro), fica no Vale Sagrado dos Incas a 3400 metros de altitude e é considerado Patrimônio Cultural do Mundo, além de ser o principal ponto de partida para conhecer Machu Picchu.



vista da cidade
 
    A chegada de avião é assustadora, pois ele literalmente aterrisa entre montanhas gigantescas.
   Assim que chegamos ao Hotel Casa Andina (este sim maravilhoso e super bem localizado - http://www.casa-andina.com/), recebemos a recomendação de tomar o famoso chá de coca. Também tinham várias folhas de coca disponíveis para mascarmos. Confesso que achei o chá bem ruim, mas recomendo que você tome, pois os efeitos colaterais da altitude vão se maifestar em você com certeza. Lá eles chamam de soroche (mal da altitude). Os sintomas mais comuns são o enjoo e a tontura. Existe um remédio vendido na farmácia chamado sorojchi pills, que ajuda bastante. Eu resolvi tomar porque queria aproveitar ao máximo os dias de nossa permanência. Só o que faltava eu ter que ficar no hotel por estar mal do estômago. O único sintoma que tive foi cansaço ao caminhar por mais tempo (lá você anda uma quadra e parece que andou cinco) e sangranmento no nariz, mas nada que estragasse o passeio.
    Uma dica muito importante é sempre, mas sempre mesmo, carregar água com você. Na época em que fomos fazia uns 25 graus (ou até mais) de tarde e uns 8 graus de noite (se não menos). Nós tivemos que comprar cachecol, blusão, etc., porque na nossa bagagem só tinha roupa de verão. 






Em Cusco tem bastante coisa para ver. O melhor é caminhar, mas não esqueça...devagar e sempre pois você estará a 3400 metros de altitude.








Catedral


  
Recomendo, principalmente, uma visita à Catedral, ao Templo de La Compañía de Jesus, ao Convento de Santo Domingo/Qoricancha, à Plaza de Armas, ao Mercado Artesanal e à pedra de 12 ângulos, que fica na rua Hatunrumiyoc, tombada pela Unesco, e é um muro montado com pedras gigantes apenas encaixadas, típico da civilização inca.    




Plaza de Armas
 























Convento de Santo Domingo


vista interna do convento
















Nós tentamos visitar Machu Picchu, mas só conseguimos a passagem de term de ida e já no aeroporto existiam placas dizendo para ir a Machu Picchu somente com a garantia de retorno. Na hora não entendemos o motivo das placas, mas depois descobrimos que os agentes de turismo em Cusco tentam vender o passeio a Machu Picchu de qualquer forma. Como nosso retorno ao Brasil era no dia seguinte ficamos com medo de arriscar. Então se você quiser conhecer Machu Picchu não deixe para adquirir o passeio de última hora. Faça a reserva com muita antecedência, pois o número de turistas com este objetivo é enorme e a cidade está sempre cheia. Para não ficarmos tão frustradas resolvemos conhecer outra civilização inca.

Ollantaytambo





O passeio de um dia incluía o Parque Arqueológico de Ollantaytambo e Chinchero, que tem uma feira de artesanato local.








Chinchero

Artesanias

    Enfim, um passeio que começou mal, com a chegada em Lima, acabou divinamente em Cusco e valeu o investimento extra.
    Não deixe de conhecer Cusco. Você irá se encantar!

    Assoviando no aeroporto: Tempos Modernos - Lulu Santos

    "...hoje o tempo voa amor
    escorre pelas mãos
    mesmo sem se sentir
    e não há tempo
    que volte amor
    vamos viver tudo
    que há pra viver
    vamos nos permitir..."





Nenhum comentário:

Postar um comentário