quinta-feira, 30 de junho de 2011

UM MOJITO POR FAVOR, OU MELHOR, DOIS!


Cuba é o país do mojito, da salsa, dos carros antigos, dos charutos e do run, além de outras peculiaridades, como a proibição de entrada de americanos no país. Sempre tive muita vontade de conhecer esse país e depois de assistir ao documentário Buena Vista Social Club tive ainda mais vontade. Se você está pensando em ir pra Cuba não deixe de assisti-lo, pois embora tenha sido produzido no ano de 1999, Havana não mudou quase nada.
Vista de Havana do Hotel
Então esse foi o destino escolhido para passar minhas férias em abril de 2010. Fui com minha amiga Lilian. Nós compramos um pacote na CVC que incluía Havana, Varadero e Cayo Largo. Ficamos mais ou menos três dias em cada lugar. Recomendo um pacote só para Havana e, se você quiser conhecer as praias cubanas, vá somente a Cayo Largo, já que é bem mais bonito que Varadero.
Você vai precisar de visto e, a partir de maio de 2010, passaram a exigir seguro de viagem. Você poderá obter informações neste site:  (http://embacu.cubaminrex.cu/Default.aspx?tabid=2272). Para quem quiser saber mais sobre Cuba indico esse site: http://www.guiadecuba.webs.com/
Havana é simplesmente demais. Fiquei apaixonada desde o dia em que chegamos lá. É uma cultura tão diferente da nossa, o povo tão acolhedor, sem falar na música cubana que você ouve por toda parte. Para quem quiser conhecer um pouco dos cantores locais recomendo ouvir Sexto Sentido (um grupo formado só por mulheres), Xiomara Laugart, o grupo de salsa Van Van e o grupo Buena Vista Social Club (na sua formação original com Omara Portuondo, Compay Segundo, Ibrahim Ferrer, Rubén González e Eliades Ochoa).
Nessa viagem aconteceu de tudo, desde um convite para eu ficar em Cuba morando com um guia local até minha participação tocando maracas num grupo de salsa.
 Lá em Havana os prédios são muito velhos e parecem que vão cair a qualquer momento. Dizem que as pessoas não arrumam o exterior de suas casas porque o governo poderia tomá-las. Sinceramente não sei se esta é a razão.
Em Cuba houve a eliminação do analfabetismo. Quando você anda pelas ruas percebe que existe uma escola em praticamente cada esquina. As pessoas que trabalham com o turismo, desde cobradores de ônibus, falam, no mínimo, o inglês. Todavia, os salários pagos a profissionais com diploma são extremanente baixos. Então professores, engenheiros, etc., trabalham nos hotéis, porque ganham um pouco melhor. Falei com uma camareira de um dos hotéis que a gente parou e ela me disse que trabalhava cerca de 12h por dia e folgava uma vez por mês praticamente. Fiquei até com vergonha de dizer como era aqui no Brasil. Mas mesmo com toda esta situação o povo cubano parece ser feliz.  
Logo no primeiro dia em Havana já fomos surpreendidas pela diferença cultural. Fomos a uma sorveteria famosa que se chama Coppelia e começamos a ouvir um apito. Era um guarda nos chamando para dizer que não poderíamos entrar naquela parte da sorveteria, que era exclusiva aos cubanos. Tivemos que nos dirigir ao outro lado, onde ficava a sorveteria para os “turistas”. Nas boates dos hotéis os cubanos não podem entrar. Fiquei sem saber o motivo destas determinações.



 



Em Havana tem muita coisa para ver e recomendo que você faça tudo a pé mesmo, já que andar por aquelas ruelas e observar o povo local é a melhor parte da viagem.

















Os carros são simplesmente demais e funcionam perfeitamente!










Nós contratamos um tour, mas não recomendo porque se perde muito tempo esperando tanto os organizadores do passeio quanto as pessoas do grupo. Se você tiver um guia (o meu era da folha de São Paulo) em mão é mais do que suficiente para conseguir se virar sozinho por lá.
 


Os principais pontos turísticos concentram-se em Habana Vieja. Não deixe de visitar o Museo e a Plaza de la Revolución, a Plaza de La Catedral, a Plaza de Armas, Museo de La Ciudad, o Hotel da Raquel, o Capitólio, a farmácia Taquechel, a Plaza Vieja, além de passear por Malecon. Estas são apenas algumas das inúmeras atrações turísticas de Havana. 
Palacio de los Marqueses de Arcos

Painel em homenagem a Che na Plaza de la Revolución

Capitólio
 





passeio de cocotaxi por Malecon


 O Museo de La Revolución é uma atração à parte. Logo que você entra se depara com um mural chamado “Rincón de los cretinos” (canto dos cretinos), composto por  Fulgencio Batista (agradecem a ele por ajudar a fazer a revolução), Ronald Reagan (por fortalecer a revolução) e  George Bush (por consolidar). Coisas que você só verá em Cuba! Esse país é demais!!!




Domo



Salón de los Espejos

Conhecemos uma brasileira que já tinha ido umas dez vezes pra Havana e nos recomendou o restaurante Los Nardos. Ele não estava no guia da Folha de São Paulo que comprei e foi o melhor restaurante da viagem. Fica na rua do Capitólio e não se deixe enganar pela aparência externa do prédio, senão você não entra. Como havia falado, os prédios parecem que vão cair a qualquer momento. O restaurante é muito bom, além de ser barato.
O restaurante los Nardos fica no prédio verde

Outra dica que ela nos deu foi para assistirmos ao balé de Cuba. Disse que é simplesmente maravilhoso. Pena que nos dias em que estivemos em Havana não teve apresentação. Mas fica a dica!

Varadero

Nosso próximo destino foi Varadero. O percurso é feito de ônibus. Sinceramente não gostei muito. Talvez porque estivesse um pouco frio e lá não tem muito o que fazer a não ser ir à praia e ao centrinho fazer compras. Existe um ônibus turístico que percorre toda a extensão de Varadero, que é composta quase exclusivamente por resorts.






praia do hotel


             
Em seguida partimos de avião para Cayo Largo.  O mar é bem mais azul/verde e mais bonito que Varadero. Só que lá não tem sequer um centrinho. É para aproveitar as praias mesmo e o por do sol, que é lindo!




O mais inusitado é que para chegar à praia você tem que ir de “trenzinho”. Ele tem horário certo para partir e para retornar. Nem pense em perder o último horário, senão terá que dormir ao relento.






Os destinos do trem são Playa Paraíso, que é mais tranquila e é permitido o nudismo, e Playa Sirena.

Playa Sirena

 




Cayo Iguana



De barco você também poderá visitar Cayo Iguana, que tem esse nome exatamente por ser uma praia habitada exclusivamente por iguanas. Elas aparecem por todos os lados e seu eu, que tenho um certo pavor deste animal, consegui fazer o passeio, qualquer um consegue.






Contratamos um passeio de avião para passar o dia na Isla de La  Juventud, principal local de mergulho do país. Lá também fica o Presídio Modelo, onde Fidel ficou dois anos e de lá reorganizou o movimento revolucionário.
Presídio Modelo

Enfim, só o que posso dizer é que Cuba é melhor do que eu esperava e pretendo voltar. Quando estava no aeroporto vi fotos de Valle de Viñales (região oeste) e fiquei impressionada com a beleza. Quem sabe eu consiga conhecer numa próxima visita a Cuba, que incluirá, sem dúvida, mais dias em Havana!
Assoviando no aeroporto: Chan Chan de Francisco Repilado

“De alto Cedro voy para Marcané
Luego a Cueto voy para Mayarí
El cariño que te tengo
Yo no lo puedo negar
Se me sale La babita
Yo no lo puedo evitar...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário