sábado, 8 de abril de 2017

JALAPÃO: UM LUGAR PARA NUNCA MAIS ESQUECER

    Você deve pensar que não existe mais rio com água potável no mundo, muito menos no Brasil. Mas ele existe sim e fica na Região Norte do País, no leste do Estado do Tocantins, mais precisamente no Jalapão. Há muito tempo já ouvia falar e maio de 2016 foi o período escolhido para conhecer o lugar que muitos anunciavam como "a última bolacha do pacote".

  Depois de muita pesquisa resolvi contratar a agência Korubo, pois é a única que oferece hospedagem em local mais próximo do Parque Estadual do Jalapão. Esse é o site deles: http://www.jalapao.com/Safari.aspx. A experiência foi incrível. O serviço prestado é maravilhoso, desde as barracas, que possuem cama e vaso sanitário, a comida, que é preparada sempre no dia, e a cerveja, que estava sempre "trincando" (expressão utilizada por eles para dizer que estava estupidamente gelada). E, embora a energia de lá seja fornecida por gerador, acredite que foi a cerveja mais gelada que já tomei até hoje. Ao contratar os serviços da Korubo, você só precisa providenciar as passagens até Palmas, capital do Tocantins, pois o resto é com eles. 
   Nessa grande aventura contei com a parceria do Jeferson, que à época ainda nem era meu namorado e resolveu me acompanhar. Se você achou um parceiro para ir até o Jalapão sem nem saber ao certo o que iria ver por lá, acredite que esse é um parceiro para a vida. 
  O Parque Estadual do Jalapão é um daqueles lugares que você nem quer divulgar para que permaneça do jeito que está. Um local de natureza ainda bruta. Por lá tem dunas, cachoeiras, rios de água potável e cristalina e muita aventura.
  As distâncias entre as atrações não são longas, mas o percurso leva bastante tempo, pois as estradas são de chão e o caminhão da Korubo anda numa média de 30 km/h. Parece que existe uma vontade local para asfaltar as estradas por lá, mas espero sinceramente que isso não aconteça nunca. Deixem o Jalapão como está, pois esse é o grande atrativo da região. Assim ele realmente é a "última bolacha do pacote".



    Fizemos o roteiro de seis dias. No dia da chegada você dorme em Palmas, Ficamos na pousada Girassóis. Como chegamos tarde só deu tempo de sair para jantar, num restaurante chamado Quadra Contemporânea, que super recomendo.  
 


No dia seguinte, partimos às 9h de Palmas e paramos em Ponte Alta para almoço e troca de caminhão. Nesse não tem ar condicionado e lá faz muito calor durante o dia. Use roupas bem leves.




 Visitamos a cachoeira de sussuapara e chegamos no acampamento por volta das 17h.

acampamento

   Ficamos na barraca 14 e todo dia nosso despertador era um "barraca 14, bom dia"! Isso por volta das 6h da manhã e você acorda bem animado, acredite. Durante à noite não faz calor o que ajuda muito para dormir. No primeiro dia tivemos a visita de uma perereca que estava bem feliz dentro do vaso sanitário. Óbvio que fui eu que vi ela pela primeira vez. Daí foi a hora do Jeferson agir, afinal ele era o homem da barraca kkkk. 
   No terceiro dia estava incluída a canoagem no Rio Novo, um dos últimos com água potável do mundo, e a caminhada nas dunas para ver o pôr do sol. Que dia incrível!




               


      As águas são cristalinas. Inclusive é desse rio que sai a água para abastecer o acampamento, passando por apenas um sistema de filtro.
   


         As famosas dunas do Jalapão.






      No quarto dia visitamos o poço do fervedouro e a cachoeira da formiga. O melhor banho da viagem foi na cachoeira da formiga. A água era absolutamente transparente e de temperatura super agradável, pois como já disse faz muito calor por lá.
cachoeira da formiga

   


   E a cada final do dia presenciávamos um pôr do sol de encher os olhos!
 
No quinto dia fizemos a trilha do mirante da serra do Espírito Santo (8 km) e a flutuação no Rio Novo.
               
       
           A trilha não é tão simples. Exige um pouco de esforço. Para mim mais difícil do que a subida em si foi o calor. Não tinha nada de sombra durante todo o percurso. Mas a vista compensa.


Esse é o rio novo que nos proporcionou momentos maravilhosos.

  No sexto dia fomos até a cachoeira da velha e conhecemos a prainha, onde foi filmado o filme "Deus é Brasileiro", chegando a Palmas no final do dia.  



    Já estamos morrendo de saudades da barraca 14! Se você gosta de aventura não espere mais para conhecer o Jalapão. Com certeza é um dos lugares mais bonitos que já conheci até hoje.
   
  Assoviando no aeroporto: Foi um rio que passou em minha vida


Nenhum comentário:

Postar um comentário