sábado, 3 de março de 2012

EL CALAFATE


Perito Moreno
     
     El Calafate é uma cidade argentina, que fica na Província de Santa Cruz, próxima à fronteira do Chile. Tem cerca de 5.500 habitantes e vive praticamente do turismo. Quase todo comércio localiza-se na Av. del Libertador. Então recomendo que sua hospedagem fique perto desta avenida. Eu fiquei hospedada na Hosteria Posta Sur (http://www.hosteriapostasur.com.ar/). Recomendo. É bem localizada. Só tem uma "subidinha" de estrada de chão para chegar até ela.
    


       É a cidade mais próxima ao Parque Nacional dos Galciares (cerca de 80 km), onde localiza-se a maior geleira em extensão horizontal do mundo: O grandioso Glaciar Perito Moreno. Posso dizer que este galciar é a "galinha dos ovos de ouro" de El Calafate. Com certeza a visita ao Glaciar é o momento alto da viagem à Patagônia Argentina.

Perito Moreno
     Uma dica importante: não deixe para fazer o câmbio em Calafate. Só há uma agência e a cotação não é nada vantajosa. Além disso, quase sempre tem fila.   
    Chegando à cidade fui até a Av. del Libetador me informar sobre as possibilidades de passeios, já que ficaria quatro dias lá. E, para minha surpresa, qual a primeira música que escuto na rua? Sim, a música chiclete do momento, em espanhol: "Ai se eu te pego". Meu Deus nem lá eu consegui escapar de ouvi-la!!!! Depois fiquei sabendo que é a música tema de abertura de uma novela argentina! "Nossa" digo eu!
     Se você tiver a intenção de visitar somente o Parque dos Glaciares, dois dias na cidade são suficientes. Os passeios mais procurados são, por óbvio, a visita ao Glaciar Perito Moreno com possibilidade de trekking na geleira, navegações pelo Parque dos Glaciares, visita a fazendas para ver tosquia de ovelhas e o trekking na cidade de El Chaltén. Como passei minha infância indo para a  fazenda e já sabia como era a tosquia de ovelhas, deixei este passeio de lado. Mas se você se interessar, a Estância Cristina é uma das mais procuradas. E, como ainda estava sofrendo as consequências do trekking em Torres del Paine, não pude fazer o trekking em El Chaltén.
    A agência Solo Patagonia (http://www.solopatagonia.com/) faz os passeios de navegação. Eles oferecem dois passeios: Navegação "Todo Glaciares" e "Ríos de Hielo". Na hora a mulher não me explicou muito bem a diferença entre os dois. Falou só que o primeiro abrangia o Perito Moreno e o outro não. Como ia fazer o passeio ao Perito Moreno no dia seguinte optei pelo "Ríos de Hielo". Não recomendo, pois o barco é bem maior que o do outro passeio e por isso vai muito devagar. Além disso, não chega muito perto das geleiras como o outro. Então recomendo que você faça o "Todo Glaciares". Apesar de ser mais caro acredito que compense.
     Uma informação importante e que não estava no meu guia é que o caminho para observar o Glaciar Upsala está interditado por barreiras de gelos que se foramram ao longo dos anos. Este é um dos maiores glaciares do parque. Então você só consegue observá-lo de longe.


Rios de hielo
       



    O passeio que contratei (Ríos de Hielo) possuía o seguinte roteiro: Punta Bandera - de onde parte o barco - Brazo Norte, Canal Upsala, Glaciar Upsala, Barrera de Témpanos, Canal Spegazzini, Glaciar Spegazzini e Punta Bandera. Até Punta Bandera você vai de ônibus.






Glaciar Spegazzini


      


As geleiras são azuis por causa da dispersão da luz.









        Não deixe de ir agasalhado mesmo que na cidade esteja calor. No dia em que cheguei a Calafate estava mais de 26 graus, o que para Patagônia, mesmo no verão, é algo surpreendente. Deu até para tomar um sorvete delicioso de doce de leite. Então no dia seguinte coloquei uma camiseta e meu casaco corta vento. Somente isso. Quase morri de frio. Não conseguia nem sair para fora do barco para tirar fotografias.

treeking no gelo
     

     No outro dia contratei o passeio com a empresa Hielo & Aventura, a única especialista em trekking no gelo (http://www.hieloyaventura.com/). Recomendo que você reserve com antecedência, pois é muito requisitada e você não vai querer perder a oportunidade única de caminhar sobre o gelo. Existem dois tipos de trekking: o Minitreeking e o Big Ice. Optei pelo primeiro por ser mais curto. Paguei 540 pesos argentinos, mais 70 pesos para entrar no Parque (diga que é brasileiro, pois residentes do Mercosul tem desconto. O preço normal é 100 pesos).
     O passeio incluía uma breve navegação em frente ao Perito Moreno, o minitreeking e a observação do Glaciar nos mirantes. Se você tiver um ótimo preparo físico faça o Big Ice, porque vai bem mais longe e você poderá, inclusive, ingressar em túneis de gelo. Só que se optar pelo Big Ice o preparo realmente tem que ser muito bom, porque caminhar no gelo é bem mais cansativo do que parece. Eu fiquei bem satisfeita com o Minitrekking. Já dá para ter uma ideia da emoção de caminhar na maior geleira em extensão horizontal do mundo!

Vista parcial do Perito Moreno




  
      Assim que terminou a caminhada peguei meu lanche e fui sentar em frente ao Glaciar Perito Moreno. Não tinha ninguém por perto. Lembrei de uma música do Zeca Baleiro chamada "O silêncio". Nela, Zeca diz que não lhe falta mais nada, apenas aprender o silêncio. Meu caro Zeca, a mim não falta mais nada. Eu aprendi o silêncio e posso dizer que foi transformador! A vida pode ser maravilhosa se vista com um novo olhar!

    Uma sugestão de restaurante: El Cucharon, que fica na Av. 9 de julho (não aceita cartão). Por não ser tão turístico é bem mais em conta e a comida e o ambiente são excelentes.  
      
Lago Argentino




     No último dia na cidade resolvi me dar um presente e fui me hospedar num dos hotéis com a melhor vista para o lago argentino: Hotel Desing Suítes (http://www.designsuites.com/). Opte pelo quarto com vista para o lago. Vale cada centavo.
Vista do restaurante do Hotel Desing Suítes


      Depois de tantas caminhadas e aventuras meu corpo pedia um descanso. Passei o dia todo entre a piscina e a banheira. Nada mal. Encerrei uma das melhores viagens da minha vida com chave de ouro!

Vista do quarto
     No dia seguinte fiz o caminho inverso (El Calafate - Puerto Natales e Punta Arenas), chegando em Punta Arenas no final do dia. Fiquei mais um dia lá para, só então, retornar a Porto Alegre.
     A Patagônia é simplesmente sensacional. Vale muito a pena conhecer. Essa é uma daquelas viagens para alimentar a alma!!! Uma viagem tão desejada e, por vezes, adiada, que aconteceu no momento certo em minha vida. Voltei renovada.
     Uma viagem pode transformar sua vida. Então está esperando o quê? Vá assoviar em aeroportos, rodoviárias, etc.!!!

   Assoviando no aeroporto: Rise - Eddie Vedder

Rise                                                                                 Erguer-se

Such is the way of the world                      Tais são os caminhos do mundo
You can never know                                  você nunca sabe
Just where to put all your faith                 onde colocar sua fé
And how will it grow                                  e como ela vai crescer

Gonna rise up                                             vou me erguer
Bringing back holes and dark memories  trazer de volta buracos e memórias ocultas
Gonna rise up                                            vou me erguer  
Turning mistakes into gold                        transformar enganos em ouro

Such is the passage of time                      tal é a passagem do tempo
Too fast to fold                                          rápida demais para desistir
And suddenly swallowed by signs            e de repente engolida por sinais
Low and behold                                         abaixe-se e observe

Gonna rise up                                           vou me erguer
Find my direction magnetically                encontrar minha direção magneticamente
Gonna rise up                                           vou me erguer
Throw down my haster-se                        jogar minha pressa na estrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário