terça-feira, 27 de setembro de 2011

SURPREENDA-SE COM O ALGARVE

     Após um dia encantador em Sintra, partimos rumo à região conhecida como Algarve, com uma área de 5,412 km², que fica mais ao sul de Portugal e é considerada a terceira região mais rica do país. Já foi comparada com a Cotê d'Azur na França. Como ainda não conheço esta última, não posso opinar a respeito.

Região do Algarve
        Para chegar ao nosso destino final (Lagos), levamos mais ou menos quatro horas de carro e percorremos a IC19 - NS A2/EIXO NORTE-SUL - A22 - N125. 
    Na estrada passamos por uma portagem (pedágio), mas em Portugal não funciona da mesma forma que no Brasil. Na primeira cancela você retira um ticket. Guarde muito bem, pois irá precisar dele. Na hora não entendemos nada. Eu ainda comentei com minha irmã como as estradas eram excelentes e não se pagava por isso. A alegria não durou muito! Depois de três horas de viagem passamos por uma cancela em que tivemos que apresentar o ticket e pagar o pedágio. Cerca de 19 euros. Ui!!!!! 
     Lagos fica na Costa D' Oiro, nome dado por causa da cor amarela/ouro das rochas que envolvem esta praia protegida do vento e de águas calmas e límpidas, localizada desde o porto da cidade até ao farol da Ponta da Piedade.

   



Em Lagos, que pertence ao distrito de Faro, a principal cidade da região do Algarve, fica a praia de Dona Ana. É aquela que aparece em todos os cartões postais do Algarve. Por isso, resolvemos ir para lá.

Praia de Dona Ana

   
     Chegamos à cidade sem reserva de hospedagem, mas em menos de 30 minutos conseguimos uma excelente, a menos de 300 metros da praia de Dona Ana. E ainda tivemos sorte porque o preço de balcão era menor do que pela internet. Paramos na Vila D. Dinis (eles trabalham com o site booking).
     Deixamos nossas malas e fomos em direção à praia. Trezentos metros de caminhada e só pude dizer: "NOSSA"!!! De fato, a praia de Dona Ana é sensacional! É a praia com pedras mais linda que já conheci.

     Não dá para acreditar que a praia fica no Oceano Atlântico, o mesmo que banha as praias do Rio Grande do Sul. É muita injustiça!!!
     Para chegar à praia você tem que descer uma escadaria. Quando pisei na areia fui em direção ao mar feliz da vida. Quando coloquei meu pé na água, quase tive um treco. Agora eu sei o que um aipim sente ao levar um choque térmico. A água era muito fria. Para entrar você tem que se preparar psicologicamente, correr e mergulhar com tudo, mas com tudo mesmo. Mas a praia é tão linda que não tem como não entrar na água!
 
de manhã bem cedinho...praia quase deserta!

   


     No final da tarde os pássaros ficam cuidando os barcos de pesca.



   

       Enfim, chegou a comida tão esperada! É uma festa só!








     Depois de caminhar tanto em Lisboa, Barcelona e Sintra, nos demos ao luxo de ficar só curtindo a praia.
 


    

     No final do dia fomos em direção ao farol da Ponta da Piedade para apreciar a vista! Vidinha bem mais ou menos essa hein!!!!
   


     Ficamos só em Lagos, mas a região do Algarve tem muitas outras opções, de lugares chiques (Vilamoura) a rústicos (Sagres), movimentados (Faro, Albufeira) a tranquilos (Lagos). Escolha seu perfil de praia e aproveite.
     Informações: http://www.strawberryworld-algarve.com/guia-do-algarve/index.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário