domingo, 18 de setembro de 2011

APAIXONE-SE POR SINTRA

    
  

     Chegando ao aeroporto de Lisboa, alugamos um carro para passar o restante das férias em Portugal. Nosso primeiro destino era Sintra.







     Praticamente atravessamos o país de carro. E que carro! Optamos por um Smart. Era um dos mais baratos. A diária custava em torno de 25 euros. Ele é bem pequeno. Pequeno mesmo, então nada de alugá-lo se você tiver mais de duas bagagens ou pretender fazer muitas compras. E sabemos que brasileiros gostam de umas comprinhas. E se gostam!
     Depois de termos um acesso de riso quando vimos o carro (sério, ele é muito pequeno!), partimos em direção à Sintra, uma vila portuguesa reconhecida pela Unesco como patrimônio mundial na categoria de paisagem cultural. 
   Você poderá chegar lá via comboio (trem, que parte da Estação do Rossio em Lisboa - http://www.cp.pt/cp/displayPage.do?vgnextoid=64291c639f984010VgnVCM1000007b01a8c0RCRD) ou de carro. Se optar por este último, terá que pegar a estrada IC19/Sintra. A estrada é bem sinalizada, então será difícil se perder. Em cerca de 30 minutos estará em seu destino e prepare-se, pois não tem como não se apaixonar por ele!
       Sintra ainda é uma vila, apesar de possuir população suficiente para ser elevada à categoria de cidade (cerca de 377 mil habitantes). Realmente deve ser mais vantajoso para o turismo continuar sendo considerada uma charmosa vila situada numa serra rochosa e verdejante.



      


      Ao chegarmos no centro histórico, estacionamos o carro e fomos conhecer o Palácio Nacional de Sintra, que foi um dos palácios reais e hoje é propriedade do Estado Português que o destina para fins turísticos.





    
     Após, fomos a pé em direção à Quinta da Regaleira, também conhecido por Palácio da Regaleira (5 minutos). Passeio absolutamente imperdível! O Palácio foi vendido em 1892 para Antônio Augusto Carvalho Monteiro por 25 contos de réis. Em 1997 a Câmara Municipal de Sintra adquiriu a Regaleira e iniciou um processo de recuperação do prédio e de seu jardim, abrindo para a visitação pública. Para entrar você pagará 6 euros.




    

      O prédio principal não é o que impressiona, mas sim seu jardim. Minha irmã comentou que a cachorrinha dela adoraria morar lá. Meus amigos, eu moraria no jardim daquele palácio. É tão lindo!
     Dá vontade de passar as tardes lá só observando.





      
Tem até um mapa para percorrer todo o espaço externo do palácio. Não deixe de visitar!
 
   


















      Em seguida paramos para almoçar no Café Paris, que fica no centro histórico, ao lado do Palácio Nacional de Sintra. Pedimos um raviolini de salmão defumado ao molho de champagne (divino!). Bem pertinho fica a Pastelaria Piriquita, conhecida por ter os melhores travesseiros de Sintra. Travesseiro é um doce português feito com massa folhada bem fininha e recheada com uma massa de ovos e amêndoas. Óbvio que a sobremesa foi lá. De fato, os travesseiros são ótimos. Além disso não deixe de provar as famosas queijadas de Sintra, fabricadas de 1911.
    

    Após, pegamos o carro (e mais um acesso de riso ao vê-lo) e fomos em direção ao Palácio da Pena. Você pode ir de ônibus (que parte do centro) ou de carro. Vimos uns malucos indo a pé, mas com certeza, não é a melhor opção, pois a subida é bem íngreme.





     O Palácio fica no alto (no alto mesmo) de um morro. Existem três opções para conhecê-lo. Você pode pagar 6 euros e conhecer somente o jardim, ou 8 euros e conhecer o jardim e a parte externa do palácio ou, ainda, 11 euros e ter acesso também à parte interna. Optamos por pagar 8 euros.


  



     O carro ficou no estacionamento e levamos 20 minutos (de subida) para chegar ao palácio. E eu pensei nos malucos indo a pé desde o centro.
     A vista é incrível. Dá pra ver até o mar ao fundo.











     O Palácio é lindo, apesar de não ser muito conservado. Em Portugal realmente os prédios não são tão bem conservados como mereceriam. Uma pena mesmo! 
     No fim do dia estávamos super cansadas e fomos para o Hotel. Ficamos no Ibis Sintra, que é uma ótima opção (por ser bom e barato), mas só se você estiver de carro, pois ele fica a 4km da cidade. E, para a alegria da minha irmã e minha também, ficava bem perto de uma Leroy Merlyn. Aproveitamos para fazer umas compras para nossas casas novas.
     Existem mais atrações em Sintra, como o Castelo do Mouros, Monserrate e Convento dos Capuchos, mas como ficamos apenas uma tarde tivemos que optar pelas que mais nos interessavam. Acredito que em um dia inteiro você consiga visitar todas as atrações.
Castelo dos Mouros
     Eu amei esta vila e realmente acredito que ela não deveria ficar de fora de seu roteiro se for conhecer Portugal! Afinal, não é qualquer lugar que detém o título de patrimônio mundial na categoria de paisagem cultural.
    Você poderá obter mais informações sobre Sintra nos sites: http://www.cm-sintra.pt/; http://www.sintrainn.pt/; http://www.sintraromantica.net/.














Nenhum comentário:

Postar um comentário