segunda-feira, 1 de agosto de 2011

RIO DE JANEIRO

Cristo Redentor
    


O Rio é um dos destinos mais conhecidos do Brasil e merece o título de "cidade maravilhosa". Para qualquer lado que você olhe existe alguma beleza natural. Viajei para lá nas páscoas de 2008 e 2009.




Pão de Açúcar
   Nesta época a cidade é bem tranquila e os preços dos hotéis não estão tão caros. Eu só achei a água do mar bem fria em abril, ao contrário do amigo da foto, que estava achando a água ótima. 


  Nesta postagem eu só queria deixar umas dicas de lugares turísticos, mas não tão turísticos quanto a visitação ao Cristo Redentor e ao Bondinho do Pão de Açúcar, que, com certeza, já valem a ida ao RJ.
   Mas os passeios que vou recomendar não deixam nada a desejar a estas duas atrações.
      




Se você tiver tempo livre não deixe de conhecer o Jardim Botânico. É realmente lindo e abrange uma área de 137 ha! 
  





    O "corredor" de Palmeira Imperial é maravilhoso, além do lago com vitória-régia e do cactário, que detem uma das maiores coleções do Brasil, com aproximadamente 400 espécies. 






Mais informações no site: http://www.jbrj.gov.br/  









     O outro passeio que recomendo é andar no bondinho de Santa Teresa, que sai do centro da cidade, na estação no Largo da Carioca, passa sobre os Arcos da Lapa e vai até o bairro de Santa Teresa (http://www0.rio.rj.gov.br/riotur/pt/atracao/?CodAtr=1410).

     Mas, sem dúvida, uma das melhores coisas que fiz na vida foi saltar de asa delta da Pedra Bonita a quase 600 metros de altitude. É espetacular, embora sejam apenas 10 a 15 minutos de voo. O pouso é na praia do Pepino, em São Conrado. Confesso que quando cheguei lá em cima quase desisti, pois é bem alto, mas a vontade de saltar superou o medo. Eu fiz o salto com o Beto, conhecido como Beto Rotor (http://www.betorotor.com/). Ele é extremamente profissional e faz parecer fácil saltar a 600 m de altura. Antes do voo tem uma breve explicação e um treino de corrida para o grande momento em que você irá correr para o nada. Foi esta a sensação que tive...estava correndo para o nada, pois da rampa você não vê o chão.
    Eu filmei o voo e assistindo percebi o quanto eu estava tensa. Eu falava comigo mesma na terceira pessoa...tipo "a Tati está nervosa". Eu só lembro que ele perguntou: "está pronta?" e eu nem conseguia falar nada, só balancei a cabeça com sinal positivo e foi quando ele disse: "corre, corre, corre"....e lá fui eu correndo em direção ao nada.

lá fui eu....




Corri de olhos fechados, mas assim que tirei os pés do chão abri os olhos e também a boca. Depois disso, durante os 15 minutos de voo, eu fiquei com a boca aberta todo o tempo, rindo de tanta felicidade! Essa sensação você só irá sentir se saltar, não tem como eu explicar. Na época paguei R$ 150,00, mas vale cada centavo. E você ainda irá sobrevoar a Floresta da Tijuca bem de perto.

   Como diria o Lenine na música "Lá e Cá", "você já foi até o Rio, nego? Não? Tem que ir"

Assoviando no aeroporto: Samba do Avião de Tom Jobim

"...Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, seu mar
Praia sem fim
Rio, você foi feito prá mim
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Rio de sol, de céu, de mar
Dentro de mais um minuto estaremos no Galeão
Copacabana, Copacabana..."

4 comentários:

  1. Bom, sou mega super hiper suspeita de falar sobre o Rio de Janeiro. Cada pedacinho, cada lugarzinho tem seu valor! E essa música que tu colocaste pra finalizar... Nossa, só de ler me arrepia! Parabéns Tati, cada dia mais lindo teu blog! Beijão

    ResponderExcluir
  2. Tati, lembrei de umas dicas: para quem vai ao Jardim Botânico, vale a pena tomar café da manhã no Parque Laje, que fica pertinho (algumas paradas de ônibus antes). Tem uma escola de belas artes e um café super legal. Outro lugar que descobri há pouco é o Instituto Moreira Salles, na Gávea. Tem um acervo fotográfico enorme e sempre tem exposições bacanas de fotografia. beijoca

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Lisi! Eu adoro a música "samba do avião". Para mim é a que melhor representa o RJ. beijos

    ResponderExcluir
  4. Ra, que dicas ótimas. Amei! Fica a dica para os leitores do blog. Eu não conheci estes lugares, mas agora estou com mais vontade ainda de voltar ao RJ, principalmente para conhecer o acervo fotográfico. Quem sabe não fazemos a nossa viagem juntas para o RJ! beijos

    ResponderExcluir