domingo, 15 de novembro de 2015

DESERTO DO ATACAMA: O MAIS ÁRIDO DO MUNDO

 

  Você pode estar pensando "o que a Tatiana foi fazer no deserto mais árido do mundo?" Posso garantir que tem muita coisa para ver nesse lugar, que não se resume a paisagens desérticas. Ao contrário do Deserto da Namíbia, que também fica no trópico de Capricórnio, o Atacama possui várias lagunas, que contrastam com o restante da paisagem, tornando o lugar único.
  
  Por ser um lugar extremamente seco, o corpo sofre um pouco, então não tem como andar sem levar uma garrafa de água.   
   Para chegar ao destino de avião, você tem que ir até Calama, no Chile, e de lá pegar um transfer até San Pedro de Atacama, ponto de partida para todos os passeios. Eu e minha amiga Nanda contratamos o traslado pela Licancabur, por 20 mil pesos chilenos ida e volta (http://www.sanpedroatacama.com/ot-transfer.htm). O trajeto dura um pouco mais de uma hora. 
  Nos hospedamos no hostal Miskanty, bom custo benefício. Ele é simples, mas fica muito bem localizado e pagamos 80 dólares a diária para duas pessoas. (http://www.booking.com/hotel/cl/hostal-miskanty.pt-br.html).
 


  A cidade de San Pedro de Atacama é bem bonitinha, não há calçamento nas ruas do centro e o comércio local se concentra quase que exclusivamente na rua Caracoles. Leve dinheiro em espécie, pois nem todos estabelecimentos aceitam cartão de crédito. Mas há agência e caixas eletrônicos por lá.
 











   Tem muitos cachorros por lá e devem ser bem felizes, pois passam longe de um bom banho e de uma escova.











    Antes de viajarmos fizemos uma pesquisa de preço dos passeios nas diversas agências da cidade, e são muitas! Existe uma boa diferença de preços entre elas. A mais cara que pesquisamos foi a Ayllu e a mais barata, Atacama Connection. Acabamos contratando uma intermediária, chamada Grado 10. É a única que faz os passeios em caminhão, daqueles parecidos com os que fazem safari na áfrica. Para os passeios que não eram feitos por essa agência contratamos a Maxim Tour, que nos foi recomendada pela Grado 10. Em consideração ao meu dermatologista, que está indignado com que aconteceu, vou relatar o que ele me contou sobre a agência Atacama Connection, porque acho importante mencionar quando uma agência não presta a devida assistência aos contratantes. Ele me contou que contratou essa agência para fazer todos os passeios no Atacama e que no segundo dia, quando iam as geysers del tatio, sofreram um grave acidente de carro. Ele percebeu que o motorista havia dormido e estava indo rumo a um precipício. Resultado, o carro capotou várias vezes e 11 pessoas se feriram, algumas com mais gravidade. Ele disse que a agência não prestou nenhuma assistência e nem devolveu o dinheiro dos passeios que não foram realizados. A pessoa que estava dirigindo, sequer era motorista da agência. Sei de pessoas que também contrataram essa agência e correu tudo bem, mas fica o alerta. Às vezes o barato pode custar caro.
  Eu super recomendo a Grado 10. É um pouco mais cara, mas possui alguns diferenciais, como o caminhão, um happy na laguna Tebinquiche e um café da manhã com panquecas nos geysers. Com a Maxim fizemos o tour lagunas altiplânicas com piedras Rojas e o Salar de Tara. Também recomendo e, segundo o guia, essa é a única agência que faz um trekking de 1h no Salar de Tara.
 Prepare-se para gastar em San Pedro, pois tanto os passeios como a alimentação são bem "salgados". Era difícil fazer uma refeição decente por menos de 30 reais. Recomendo o restaurante Charkikan, que fica na Tocanao 475, comida boa por um preço um pouco mais em conta do que os restaurantes da rua principal. Se você fizer vários passeios com a mesma agência consegue negociar um desconto. Abaixo coloquei o preço individual de cada passeio, mas nós conseguimos desconto nas duas agência que contratamos.

Esse foi nosso roteiro:
1º dia) Ida de Porto Alegre até San Pedro

2º dia) Valle de la Luna. Agência Grado 10. Valor: 21 mil pesos chilenos (18 mil + 3 mil para entrada). Cerca de 29,40 dólares. Duração: 16h às 20h.
   Esse Valle é famoso por ser parecido com a superfície lunar, devido a diversas estratificações e afloramentos salinos ocasionados por agentes naturais. Visitamos as estátuas de sal "la tres marías", uma mina de sal e nos dirigimos a um mirador para ver o pôr do sol.



Las tres marías



minas de sal
 




3º dia) Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas. Agência Maxim. Valor: 60.500 mil pesos (55 mil + 5.500 entrada). Cerca de 84,70 dólares. Duração: 07h às 17h.
  Nem todas as agência fazem Piedras Rojas, porque é um pouco mais distante. Procure uma que faça. 
 



    A excursão começa com um café da manhã na Laguna Miscanti, com uma superfície de 15 Km², que no inverno fica completamente congelada. Por mais café da manhã em lugares como este!!!!



  Em seguida fomos até a Laguna Miniques, com 5 km². Fica a 4150 metros e algumas pessoas sentem os efeitos da altitude. Recomenda-se que se tome muita água e chá de coca.


Vicuna



    Após nos dirigimos até Piedras Rojas, a 150 km de San Pedro e a 4200 metros de altitude. Com certeza é a melhor parte do dia. Eu sinceramente acho que não vale a pena fazer as Lagunas Altiplânicas sem Piedras Rojas.
   






   



    Vale ou não vale ir até Piedras Rojas!?!?!?!





  E ainda fomos brindamos com o voo de flamingos! Um espetáculo da natureza.








 

  No retorno nosso carro furou o pneu e ficamos quase uma hora parados. Na realidade nosso pneu ficou destruído.







  Mas sempre tem algo para observar no deserto e nessa parada fomos agraciados por uma raposa andina cruzando nosso caminho.

  Na sequência almoçamos num povoado e nos dirigimos para o Salar de Atacama, onde visitamos a Laguna Chaxa, Reserva Nacional "Los Flamencos". Tinha muito pouco flamingo por lá, o que me causou uma certa decepção, mas o lugar rende boas fotografias.



A última parada é no povoado de Toconao.


   

4º ao 7º dia) Tour do Salar de Uyuni na Bolívia (farei um post específico). Agência Cordillera Traveller. Valor: 220 dólares. Duração: 3 noites e 4 dias.

8º dia) Laguna Cejar. Agência Grado 10. Valor: 54 mil (37mil + 17 mil de entrada). Cerca de 75,60 dólares. Duração: 16h às 20h.
  O passeio começa com um banho na laguna Piedra, que fica ao lado da laguna Cejar, onde não se pode entrar na água. A laguna possui uma concentração de sal quatro vezes maior do que o Mar Morto, então você nunca irá afundar. A água é bem gelada, tem que ter coragem para entrar, mas você não vai querer perder essa experiência não é mesmo? Eu só consegui ficar uns 5 minutos dentro d'água porque minha pele começou a arder por causa do sal. Após o banho, há duchas para tirar o sal da pele.
Laguna Cejar

Laguna Piedra
   

    Em seguida passamos no Ojos del Salar, que no momento está interditado para banho porque um turista brasileiro conseguiu a façanha de não puxar o ferio de mão de seu carro e ele acabou caindo dentro de um dos Ojos de Sal. Segundo o guia, faz uns três meses que o carro está lá e vão precisar de mergulhadores para encontrá-lo.




  No final do dia fomos até a Laguna Tebinquiche (Salar do Atacama) para apreciar o pôr do sol com um happy hour regado a pisco.




9º dia) Geysers del Tatio. Agência Grado 10. Valor: 45 mil pesos (40 mil + 5 mil de entrada). Cerca de 63 dólares. Duração: 05h às 13h.
  Dia de acordar cedo e colocar muita roupa, pois você irá até 4200 metros e de manhã é bem frio. Esse é o terceiro maior geyser do mundo. Você deve seguir a marcação no solo, para evitar acidente, que não é tão incomum no local. Há pouco tempo uma turista morreu ao cair dentro de um geyser. 
  Os geysers del tatio são formados quando rios gelados subterrâneos entram em contato com rochas quentes, alcançando a temperatura de 85 º C.


 

 

 

   Se você tiver coragem de tirar a roupa a uma temperatura bem baixa, pode tomar banho nas águas termais que têm por lá.



 Nosso grupo foi o único que teve café da manhã com direito a panquecas feitas na hora. Um dos diferenciais da agência Grado 10.






No retorno passamos por Quebrada de Guatin e pelo povoado de Machuca, onde fazem espetinhos de lhama.


Quebrada de Guatin






10º dia) Salar de Tara. Agência Maxim. Valor: 55 mil pesos. Cerca de 91 dólares. Duração: 08h às 17h. Pela parte da noite fizemos o tour astronômico. Agência: Space. Valor: 20 mil pesos. Cerca de  28 dólares. Duração 2h30min.
  Para mim o Salar de Tara foi a cereja do bolo do Atacama. Sem dúvida o mais bonito. Cenário exuberante para nunca mais esquecer.
   No caminho paramos em Quepiaco para o café da manhã.


   Paramos ainda num mirante para observar o salar. Absolutamente lindo!


 
  Fizemos um trekking de 1h no meio das pedras (exclusividade da agência Maxim, segundo o guia), cenário lindíssimo, até chegar no lago, onde encontramos a maior concentração de flamingos vistos até então no Chile. Lá almoçamos.












A última parada é na Laguna Verde.

 
   Para fechar com chave de ouro fizemos o tour astronômico com a agência Space. Essa é sem dúvida a melhor e mais preparada. O passeio só é confirmado no dia porque só sai se tiver boas condições para observar o céu. A agência, inclusive, fica fechada em dias de lua cheia, já que nesse período não há saídas. Há tour em inglês, espanhol e francês. Confesso que me senti muito ignorante diante de tanta informação e saí com vontade de estudar astronomia. Não deixe de fazer. É muito interessante. O céu do deserto do atacama é um dos mais estrelados do mundo. Ah e coloque bastante roupa porque faz muuuito frio durante o tour.  


11º dia) Retorno a Porto Alegre. Dia em que acordei triste, porque quando o destino me agrada não quero voltar para casa tão cedo.  

  


  Assoviando em aeroportos: De onde vem a calma - Los Hermanos
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário