sexta-feira, 2 de novembro de 2012

ANCARA

  A pronúncia correta na Turquia é Ancara (com acentuação na primeira sílaba). Esta é a capital do país com cerca de 5 milhões de habitantes e situa-se na Anatólia Ocidental. É muito moderna se comparada a outras cidades da mesma região. Foi escolhida como o centro administrativo do país pela sua localização geográfica.

 
    Em Ancara encontra-se uma das preciosidades da viagem à Turquia, pelo menos na minha opinião. O Museu das Civilizações da Anatólia (Anadolu Medeniyetleri Müzesi) é realmente incrível. Foi eleito o Museu Europeu do ano em 1997. Mesmo que você não goste muito de história, tenho certeza de que irá se encantar com esse Museu, afinal ele tem o maior acervo do mundo de antiguidades hititas.




    É o mais famoso da Turquia e todos os objetos expostos - em ordem cronológica - são originais. E aqui estamos falando de peças de até 8000 anos antes de Cristo. Assim, você verá objetos da idade neolítica e da idade de bronze, por exemplo.
Idade Neolítica


1400 a. C.








 

        O outro passeio que fizemos em Ancara foi ao Mausoléu de Atatürk, o fundador da República Turca.   Na realidade seu nome é Mustafá Kemal, mas logo foi chamado de Atatürk, que significa "o pai dos turcos". Com certeza este é o monumento mais imponente da cidade. Sua construção foi feita no período de 1944 a 1953.


     Segundo a nossa guia, foi graças a Atatürk que hoje ela pode usar roupas ocidentais. Foi ele que levou a democracia ao país, reconhecendo-o como um Estado secular, assegurado por uma Constituição Civil.







Mausoléu

Nenhum comentário:

Postar um comentário