Cristo Redentor |
O Rio é um dos destinos mais conhecidos do Brasil e merece o título de "cidade maravilhosa". Para qualquer lado que você olhe existe alguma beleza natural. Viajei para lá nas páscoas de 2008 e 2009.
Pão de Açúcar |
Nesta época a cidade é bem tranquila e os preços dos hotéis não estão tão caros. Eu só achei a água do mar bem fria em abril, ao contrário do amigo da foto, que estava achando a água ótima.
Nesta postagem eu só queria deixar umas dicas de lugares turísticos, mas não tão turísticos quanto a visitação ao Cristo Redentor e ao Bondinho do Pão de Açúcar, que, com certeza, já valem a ida ao RJ.
Mas os passeios que vou recomendar não deixam nada a desejar a estas duas atrações.
Se você tiver tempo livre não deixe de conhecer o Jardim Botânico. É realmente lindo e abrange uma área de 137 ha!
O "corredor" de Palmeira Imperial é maravilhoso, além do lago com vitória-régia e do cactário, que detem uma das maiores coleções do Brasil, com aproximadamente 400 espécies. 
Mais informações no site: http://www.jbrj.gov.br/
O outro passeio que recomendo é andar no bondinho de Santa Teresa, que sai do centro da cidade, na estação no Largo da Carioca, passa sobre os Arcos da Lapa e vai até o bairro de Santa Teresa (http://www0.rio.rj.gov.br/riotur/pt/atracao/?CodAtr=1410).
Mas, sem dúvida, uma das melhores coisas que fiz na vida foi saltar de asa delta da Pedra Bonita a quase 600 metros de altitude. É espetacular, embora sejam apenas 10 a 15 minutos de voo. O pouso é na praia do Pepino, em São Conrado. Confesso que quando cheguei lá em cima quase desisti, pois é bem alto, mas a vontade de saltar superou o medo. Eu fiz o salto com o Beto, conhecido como Beto Rotor (http://www.betorotor.com/). Ele é extremamente profissional e faz parecer fácil saltar a 600 m de altura. Antes do voo tem uma breve explicação e um treino de corrida para o grande momento em que você irá correr para o nada. Foi esta a sensação que tive...estava correndo para o nada, pois da rampa você não vê o chão.
Eu filmei o voo e assistindo percebi o quanto eu estava tensa. Eu falava comigo mesma na terceira pessoa...tipo "a Tati está nervosa". Eu só lembro que ele perguntou: "está pronta?" e eu nem conseguia falar nada, só balancei a cabeça com sinal positivo e foi quando ele disse: "corre, corre, corre"....e lá fui eu correndo em direção ao nada.
lá fui eu.... |
Corri de olhos fechados, mas assim que tirei os pés do chão abri os olhos e também a boca. Depois disso, durante os 15 minutos de voo, eu fiquei com a boca aberta todo o tempo, rindo de tanta felicidade! Essa sensação você só irá sentir se saltar, não tem como eu explicar. Na época paguei R$ 150,00, mas vale cada centavo. E você ainda irá sobrevoar a Floresta da Tijuca bem de perto.
Assoviando no aeroporto: Samba do Avião de Tom Jobim
"...Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, seu mar
Praia sem fim
Rio, você foi feito prá mim
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Rio de sol, de céu, de mar
Dentro de mais um minuto estaremos no Galeão
Copacabana, Copacabana..."
Bom, sou mega super hiper suspeita de falar sobre o Rio de Janeiro. Cada pedacinho, cada lugarzinho tem seu valor! E essa música que tu colocaste pra finalizar... Nossa, só de ler me arrepia! Parabéns Tati, cada dia mais lindo teu blog! Beijão
ResponderExcluirTati, lembrei de umas dicas: para quem vai ao Jardim Botânico, vale a pena tomar café da manhã no Parque Laje, que fica pertinho (algumas paradas de ônibus antes). Tem uma escola de belas artes e um café super legal. Outro lugar que descobri há pouco é o Instituto Moreira Salles, na Gávea. Tem um acervo fotográfico enorme e sempre tem exposições bacanas de fotografia. beijoca
ResponderExcluirObrigada Lisi! Eu adoro a música "samba do avião". Para mim é a que melhor representa o RJ. beijos
ResponderExcluirRa, que dicas ótimas. Amei! Fica a dica para os leitores do blog. Eu não conheci estes lugares, mas agora estou com mais vontade ainda de voltar ao RJ, principalmente para conhecer o acervo fotográfico. Quem sabe não fazemos a nossa viagem juntas para o RJ! beijos
ResponderExcluir