Eu e minha amiga Paula resolvemos passar o carnaval de 2014 sem folia e Bariloche foi o destino escolhido. Demoramos para achar uma palavra que se encaixava exatamente no que sentimos quando tivemos a primeira visão de Bariloche ao subir o Cerro Campanário...IMPACTANTE, esta é a palavra. Com certeza é um dos lugares mais bonitos que já visitei. A região patagônica é, de fato, uma das mais lindas do mundo. "Viva la naturaleza!"
 |
Vista ao subir o Cerro Campanário |
Mesmo sendo um destino turístico de inverno, não deixe de conhecer Bariloche no verão, já que somente nesta época você poderá fazer vários dos passeios oferecidos por lá.
Ao chegarmos a temperatura máxima beirava os 29 graus e, quando fomos embora, não passava dos 19º C com mínima de 3 graus. Já estou com saudades do friozinho que fez por lá.
Minha principal sugestão é locomover-se de coletivo (ônibus), já que o táxi é bem mais caro. Do aeroporto até o centro o táxi sai por cerca de 145 pesos (14 km). De coletivo o valor da passagem varia de acordo com a distância a ser percorrida, mas o máximo que pagamos foi pouco mais de 8 pesos para andar por 25 km. E, caso não alugue carro, o melhor é se hospedar perto do centro cívico, onde passa ônibus para todas as localidades.
Passeio imperdível é visitar o Cerro Campanário, com 1.049 metros de altitude, que segundo os locais, tem a melhor vista de Bariloche. Pegue o coletivo número 20 para chegar até lá. Para conhecer o Cerro você poderá subir a pé (mais ou menos 1h30min de caminhada) ou ir de teleférico aberto (90 pesos ida e volta). Nós optamos por subir a pé e descer de teleférico (no caso paga-se a metade do valor). De fato a vista é sensacional!!!!
Também fomos ao Cerro Otto (1.405 metros de altitude), onde tem a única confeitaria giratória do mundo, mas não se empolgue, pois a confeitaria não é nada demais. Recomendo só para conhecer mesmo. O teleférico sai por 130 pesos ida e volta e dá direito a um ônibus que te deixa no centro cívico após a visita.
E é deste Cerro que se salta de parapente. Para mais informações aqui está o contato do Ernesto:
www.hosteltrail.com/parapentebiplaza. Eu paguei 860 pesos com direito a um vídeo e fotos do salto. O meu voo foi um tanto emocionante, pois começou a ventar muito, o que ocasionou um certo medo, mas mesmo assim recomendo, pois o instrutor é bem experiente.
Existem inúmeras agências de turismo que vendem os passeios disponíveis, localizadas principalmente na Calle Mitre, onde está quase todo o comércio da cidade. Contratamos dois passeios com a agência Turisur (Mitre 219): Puerto Blest y Cascada de Los Cantaros com o Lago Frías (este lago é opcional, mas imperdível. Navegar por ele é que faz valer o passeio inteiro) e San Martin de Los Andes pela rota dos 7 lagos. Acredito que ao invés de contratar o passeio a San Martin pela agência, valha mais a pena alugar um carro e fazer por conta, pois você poderá parar em todos os mirantes que quiser para apreciar a vista, o que não é feito através da agência (acredito que paramos em quatro mirantes). Aí vão as fotos dos passeios:
 |
Lago Frías |
 |
San Martin |


 |
Cascada de Los Cantaros |
Recomendo conhecer o Lago Gutiérrez, com todas as tonalidades de azul e verde (pegue o coletivo 50).
Fomos ainda a Villa La Angostura, um povoado que se encontra encravado no setor norte do
Parque Nacional Nahuel Huapi. A viagem de ônibus de linha dura cerca de 1h15min e custa 52 pesos (cada trecho). A recepcionista da nossa pousada nos disse para, chegando na Villa, pegarmos um outro ônibus até Baia Manzana. Não conseguimos porque começou a chover. Então fica a dica. Mas caso você contrate o passeio a San Martin, não vá à Villa por conta, pois o passeio inclui este povoado.
Por fim e não menos importante, Bariloche poderia ganhar o título de capital do chocolate. São inúmeras chocolaterias artesanais. Nos disseram que as melhores são a Mamuska e a Rapa Nui. Mas também recomendamos a En el Bosque Chocolates (na Villa La Angostura). Ainda bem que não sou muito chegada em chocolates, caso contrário estaria perdida!!!
Bariloche já deixou saudades e a promessa de retorno no período de neve. Até breve!
Assoviando no aeroporto: Dos Colores: Blanco Y Negro - Jorge Drexler